Você sabe o que é RC ou seguro de Responsabilidade Civil?

Você sabe o que é RC ou seguro de Responsabilidade Civil?

Independentemente da área de atuação, você e seu negócio estão sujeitos a receberem reclamações ou ações judiciais devido a danos físicos e financeiros causados a terceiros. Isso acontece, por exemplo, quando um cliente fica insatisfeito com o serviço prestado ou algum erro é cometido involuntariamente durante atendimento médico.

Para proteger o patrimônio de profissionais e empresas, o seguro de Responsabilidade Civil ressarce o segurado da quantia gasta para reparar danos e/ou perdas. Assim, a rotina de trabalho fica mais tranquila.

Agora que você já sabe, em suma, o que é seguro RC e para que ele serve, entenda que tipos existem:

Responsabilidade Civil Geral (RCG)

Esse plano protege as empresas em caso de danos corporais ou materiais causados a outras pessoas que estejam sob sua responsabilidade. Conforme o limite do capital segurado, o RCG garante o reembolso do valor de indenizações previstas na cobertura.

 

Responsabilidade Civil Profissional (RCP)

Seja coletiva ou individual, a contratação desse seguro de Responsabilidade Civil ampara os profissionais se houver eventuais falhas durante as atividades no trabalho que gerem processos nas esferas civil, administrativa ou criminal. 

Para médicos, dentistas, veterinários e outros profissionais da saúde, por exemplo, o RCP é importante porque reduz prejuízos e aumenta a confiança nos atendimentos. 

Responsabilidade Civil Riscos Ambientais

Bastante contratado por empresas com potencial poluidor, o seguro RC Riscos Ambientais funciona como um suporte em ocorrências de poluição súbita. Isso significa que ele cobre danos pessoais ou materiais causados a terceiros, valores gastos com possíveis processos na Justiça e despesas decorrentes da análise, identificação e tratamento dos riscos ambientais. 

 

Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores (D&O)

O seguro RC de Diretores e Administradores (D&O) protege o patrimônio de altos executivos, como diretores, administradores, gerentes e conselheiros de empresas. A modalidade serve para cobrir custos de defesa e indenizações em caso de processos nas esferas cível, trabalhista, penal, administrativa ou arbitral. 

 

Quando o seguro RC é obrigatório?

Apesar de muitos planos serem opcionais para a profissão, existem alguns seguros de Responsabilidade Civil que são obrigatórios no Brasil, tais como:

  • RETA – Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo;
  • DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre;
  • RC-TRC – Transportador Rodoviário – Carga;
  • DEPEM – Danos Pessoais Causados por Embarcações ou suas Cargas.

Depois de se informar sobre o que é RC, que tal conhecer os planos que nós, da Seguros Unimed, oferecemos? Encontre a proteção que você precisa para trabalhar com tranquilidade acessando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.