Como transformar seu trabalho numa fonte de prazer a cada segunda-feira

O site da revista Exame trouxe esperança para quem, a cada segunda-feira, fica inundado pelo mau humor que vem junto com o final do sábado e do domingo. Encarar o trabalho pode ser muito difícil, não é mesmo? Mas as dicas a seguir têm a missão de aliviar o peso do primeiro dia da semana (e de todos os outros), transformando-os em dias felizes.

1 –  Atenção às expectativas
Aquilo que você espera em relação ao trabalho não pode ser muito dissonante da realidade. Mantenha os pés no chão, sabendo que haverá pressão, prazos e lide com isso. Ter consciência das dificuldades ajuda a preparar o corpo e a mente para os desafios que estão por vir, sem estresse exagerado ou frustração.

2 – Pense no que você espera da sua carreira
“Reserve quinze minutos do dia para pensar no que é estratégico. Você está na direção que você quer? Está fazendo algo por que escolheu?”, sugere Alex Bonifácio, autor do livro “Pense Grande”. Esse tipo de questionamento permite priorizar o que é importante e até mesmo corrigir a própria rota.

3 – Metas, metas, metas
São elas que mostrarão se você está no caminho que você mesmo escolheu e que será capaz de trazer a tão sonhada felicidade no trabalho. Trace objetivos de curto prazo, que geram satisfação rápida, e de longo prazo. Assim você não desanima e mantem a autoconfiança.

4 – Presenteie-se
Crie um ciclo de recompensas. Ou seja, cada vez que tiver uma pequena vitória, permita-se ganhar um presente, como aquele batom novo que está namorando, um terno estiloso, uma viagem e por aí vai. Para ficar mais emocionante, você pode escolher presentes conforme a meta atingida. Metas fáceis valem um bombom, metas mais complicadas, um jantar no seu restaurante favorito.

5 – Aceite desafios
De acordo com especialistas ouvidos pelo Exame.com, sair da zona de conforto nos move a querer mais. Portanto, coloque-se em situações desconhecidas e crie desafios inéditos. Aposte!

6 – Quanto custa reclamar de tudo?
Se você só reclama, pode estar perdendo um tempo precioso. A mesma coisa quando você deixa de compartilhar ideias ou de apostar no seu potencial. “Antes de dar uma resposta atravessada, guardar seu talento para si por causa do medo ou perder tempo com ninharias, faça uma avaliação de custo-benefício e opte pelo caminho mais leve”, ensina a reportagem.

7 – Não está fácil pra ninguém
É importante ter em mente que nada é perfeito todos os dias e que você não é o único com problemas. Eles fazem parte da rotina, e é possível superá-los. Essa noção de que estão todos no mesmo barco traz leveza para encarar a semana.

Fonte: Exame.com 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.