Seguro de Vida Coletivo: o que é e como funciona?

Seguro de Vida Coletivo: o que é e como funciona?

Quem é que não gostaria de garantir um futuro tranquilo para a família? Pensando nisso, as empresas buscam soluções para apoiar seu quadro de colaboradores, e o seguro coletivo é a melhor alternativa nesse propósito. Mas afinal, o que diferencia o seguro de vida coletivo do seguro de vida individual? Confira nesse post tudo sobre a modalidade!

O que é seguro de vida coletivo?

Uma das diferenças é que o seguro de vida coletivo tem sempre a figura de um estipulante, que é caracterizado por ser o representante dos segurados. 

Por exemplo uma empresa que contrata o seguro para os seus funcionários, é caracterizada como o estipulante no contrato. Essa forma de contratação é focada em empresas, organizações e sindicatos.

Como funciona o seguro de vida coletivo?

Como vimos, o seguro de vida coletivo é contratado por empresas a fim de garantir apoio e cuidado ao funcionário e seus dependentes em caso de acidentes e fatalidades. No caso de morte do funcionário da empresa que contratou o seguro, seus familiares ou dependentes indicados na apólice recebem uma indenização.

O funcionário também pode contar com coberturas adicionais! Tudo depende das coberturas que foram estipuladas pela empresa no contrato.

Por exemplo: vamos supor que aconteça um acidente que resulte em sequelas reparáveis ou uma doença tratável. Você poderá realizar o tratamento sem preocupações pois o seguro oferece proteção financeira. 

Quais as vantagens do seguro de vida em coletivo?

A maior vantagem do seguro de vida em grupo é a garantia do cuidado com os colaboradores e suas famílias através da proteção financeira. Além de cobrir não só fatalidades, mas também questões relacionadas ao emprego e à empresa do funcionário.

Como contratar o seguro de vida coletivo?

Conforme já citamos, os Produtos de Vida Coletivo tem foco em empresas. A empresa que deseja contratar esse seguro de proteção para seus colaboradores deve procurar uma seguradora que ofereça o produto. Depois, será necessário escolher quais coberturas e assistências serão incluídas no plano.

Os funcionários com idade entre 14 e 65 anos poderão ser inseridos no grupo. O grupo passará por uma análise de riscos feita pela seguradora que, além de verificar a idade dos funcionários, vai checar se estão em boas condições de saúde e em plena atividade profissional. As regras para a aceitação, entretanto, podem mudar de acordo com cada seguradora. 

O valor da mensalidade vai depender do Produto e tipo de plano escolhido, que pode ser igual para todos os funcionários ou ter variações.

O que o seguro de vida coletivo cobre?

Além da garantia de proteção financeira e familiar com as coberturas básicas do seguro de vida coletivo, como morte acidental, ele também pode oferecer coberturas adicionais como:

– indenização em casos de invalidez;

– reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas;

– adiantamento do valor contratado em casos de câncer de mama, útero ou ovário;

– pagamento de diárias por incapacidade de trabalho temporária;

– garantia do pagamento de dívidas (empréstimo, cartão de crédito, consórcio);

– garantia de renda mensal para profissionais autônomos em caso de afastamento;

– cobertura de aulas domiciliares e professores particulares para alunos que sofrerem com doença ou lesão;

– cobertura de despesas em caso de perda de emprego, acidente ou doença.

Agora que você já conhece o seguro de vida coletivo e todas a suas vantagens, que tal contratá-lo para a sua empresa? Acesse aqui e aproveite para contratar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.