Quais são os Segredos da Longevidade? Envelhecimento com Saúde

Quais são os Segredos da Longevidade? Envelhecimento com Saúde

Uma boa noite de sono. Alimentação balanceada. Ter uma vida financeira saudável. Esses são alguns dos fatores que têm se mostrado essenciais para a longevidade humana. Nas últimas décadas, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou graças aos avanços tecnológicos, os avanços da ciência e à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. De acordo com o IBGE, até 2060, a população no Brasil com 80 anos ou mais deve passar dos 19 milhões.

Diante desses dados, o envelhecimento com qualidade de vida passa a ser prioridade para muitas pessoas. Os cuidados vão além da saúde física, eles também passam pela saúde mental e pela saúde financeira. 

Para chegar na terceira idade com bem-estar em todos esses aspectos, é preciso adotar alguns hábitos saudáveis. Confira quais são os segredos para alcançar a longevidade:

Cuidados com a alimentação

Se pudéssemos dar uma receita para a longevidade humana, certamente a alimentação seria um importante ingrediente. Afinal, já está mais que comprovado que ter uma alimentação balanceada e nutritiva ao longo da vida previne doenças, ajuda na longevidade do cérebro e no envelhecimento com saúde.

O principal fator a ser medido para saber se você está envelhecendo de forma saudável é a funcionalidade do corpo. Com a adoção de hábitos alimentares saudáveis essa funcionalidade é mantida. Por isso, uma dieta rica em vegetais, frutas, peixes, azeite de oliva, carboidratos integrais, com alto teor de fibras (grãos e castanhas) e pouca gordura são ideais para se ter uma vida longeva e com muito bem-estar.

Atividades físicas e longevidade

Os benefícios da prática de atividades físicas são muitos. Não à toa elas são recomendadas desde cedo por profissionais da saúde. É essencial se exercitar ao longo da vida para manter as células musculares ativas e para que o processo de envelhecimento seja tranquilo e saudável.

Dentre os benefícios das atividades físicas está a prevenção e o controle do avanço de algumas doenças, a ajuda na postura corporal, na flexibilidade, na perda de peso, no aumento da produtividade, na redução do estresse e até na qualidade do sono. Além disso, os exercícios estão relacionados à formação de neurônios e à melhora no funcionamento dos processos cardiovasculares, o que ajuda no aumento da longevidade do cérebro.

Por isso, sair para uma caminhada, correr, pedalar, praticar esportes ou quaisquer outras atividades físicas deve ter um lugar importante dentro da sua rotina, afinal, elas são sinônimo de uma vida longa e saudável.

Cuidados com a saúde mental

Quando falamos da adoção de hábitos saudáveis para garantir a longevidade, estamos falando não só dos cuidados com o corpo e a saúde física, mas também dos cuidados com a saúde mental. Afinal, se a ideia é ter uma velhice tranquila, é preciso estar bem mentalmente.

De acordo a bioquímica Elizabeth Blackburn, o estresse, a ansiedade e o acúmulo de raiva são os principais fatores que reduzem os telômeros (extremidades dos cromossomos), o que pode culminar no envelhecimento precoce. Por outro lado, pessoas otimistas e com uma vida social ativa tendem a manter os telômeros do mesmo tamanho.

Por isso, o envelhecimento com qualidade de vida está também ligado à mente. Para manter a saúde nesse aspecto, é importante se “desligar” um pouco da tecnologia e de tudo o que pode gerar estresse e ansiedade. A dica é dar uma atenção especial a o que te faz bem: sair com os amigos, ter momentos de lazer, praticar atividades físicas e tudo o que pode gerar bem-estar.

Cuidados com a saúde financeira

Para garantir um envelhecimento saudável e confortável, além de ter uma alimentação balanceada, equilíbrio emocional e adotar a prática de atividades físicas, é preciso fazer um planejamento financeiro.

Considerando que a expectativa de vida no Brasil é crescente, a população idosa precisa de recursos para manter o padrão de vida após a aposentadoria. Uma boa dica para ter conforto financeiro na terceira idade é aderir a um plano de Previdência Complementar.

Ela é uma poupança feita a médio e longo prazo feita através de depósitos mensais por um determinado período. A ideia é que você tenha uma reserva financeira para poder desfrutar de uma velhice tranquila, sem precisar se preocupar com a renda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.