PROJETO ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ COMEMORA NOVE ANOS DE EXISTÊNCIA COM CONCERTO NO RECIFE

No próximo dia 30 de julho, às 20h, acontecerá um concerto em comemoração aos nove anos de inclusão social por meio da música do projeto Orquestra Criança Cidadã, que se apresentará no Teatro Luiz Mendonça, Zona Sul do Recife. Essa ação cultural é apoiada pela Unimed Odonto, empresa do ramo odontológico da Seguros Unimed.
O repertório preparado pelo maestro Nilson Galvão Jr. para a ocasião segue a tradição da Orquestra de passear entre composições eruditas e populares. Desta vez, os 90 jovens músicos e musicistas apresentarão, com instrumentos de percussão, sopro e cordas, obras em uma sequência que representa o caminho percorrido pelo grupo desde a sua origem, começando com As Bodas de Fígaro, de Mozart, e terminando com Algodão, de Luiz Gonzaga.
Segundo o maestro Nilson Galvão Jr., o melhor que a orquestra tem para apresentar é a sua maturidade, a experiência e a qualidade técnica alcançadas ao longo de sua existência.
O juiz João Targino, criador e coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã, garante que não faltam motivos para celebrar. “Nesses 9 anos, nós já realizamos muitos sonhos. Aumentamos o número de beneficiários, nos apresentamos no exterior, inauguramos a Escola de Formação de Luthier e Archetier e também um núcleo no município do Ipojuca, conseguimos intercâmbio para alguns meninos e meninas, vimos outros sendo aprovados no vestibular de universidades públicas e até em concurso de orquestra sinfônica. Tudo isso nos dá muita satisfação e mais força de vontade de continuar trabalhando por uma juventude cidadã”, refletiu.
ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento já há nove anos, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. Primeiramente atuando na Comunidade do Coque, no Recife, a Orquestra hoje também possui um núcleo no distrito de Camela, no município do Ipojuca, Pernambuco.
O Projeto atende gratuitamente a 330 jovens, entre 6 e 24 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro – flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.
O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando. A Orquestra também garante a profissionalização dos alunos através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os aprendizes são treinados na arte da construção e reparo dos instrumentos de corda.
Os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, sempre no contraturno escolar, das 7h30 às 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou estudantes para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.
A Orquestra Meninos do Coque vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus nove anos de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010. No website do projeto, é possível conferir e acompanhar informações detalhadas sobre a Orquestra Criança Cidadã. O endereço é www.orquestracriancacidada.org.br.
“A Unimed Odonto tem uma agenda já estruturada, para o segundo semestre de 2015, no que se refere ao apoio à arte e cultura de nosso país. Nosso objetivo é apoiar projetos relevantes socialmente, como a Orquestra Criança Cidadã, mas também facilitar o acesso da população aos espetáculos nacionais. Por isso, damos desconto aos nossos clientes em várias atrações”, ressalta Mauri A. Raphaelli, diretor de Negócios e responsável pela área de Marketing da companhia.
 

Concerto de nove anos da Orquestra Criança Cidadã
30 de julho de 2015 (quinta-feira)
Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu – 20h
Gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro uma hora antes do concerto.

Imagens: Orquestra Criança Cidadã

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.