O que é Peri-implantite?

O que é Peri-implantite?

É a doença que mais causa perda de implantes.

Além de popular e muito bem aceito pela população, o implante é uma das substituições de dentes ausentes mais bem-sucedidas. Porém, como qualquer outro tratamento dentário, há riscos e complicações. Dentre eles está a peri-implantite.

É importante deixar claro que peri-implantite não quer dizer que o implante está perdido. A infecção peri-implantar tem tratamento. A doença bucal é um processo inflamatório irreversível que ocorre nos tecidos peri-implantares (ao redor do implante), podendo levar à perda óssea e, muitas vezes, à perda do implante.

Este processo inflamatório é causado por bactérias da placa bacteriana, que, quando se acumulam sobre os implantes, provocam inflamação, levando à destruição do osso onde o implante está inserido.

O primeiro sinal desta inflamação é a mucosite (inflamação avermelhada ao redor do implante), gerando dor e desconforto. Neste estágio inicial, não há perda óssea. Sendo diagnosticada nesta fase, se faz necessário acompanhamento com o dentista e manter uma boa higienização bucal. Sem tratamento, a infecção pode evoluir, gerar inchaço, pus e sangramento ao redor do implante.

Caso a região onde o implante foi instalado tenha perda óssea e grande acúmulo de placa, o tratamento deve ser feito com acompanhamento de um cirurgião-dentista em consultório. Pode ser necessário realizar remoção da prótese sobre implante, remoção de acúmulo de biofilme entre os implantes e em alguns casos desgastes das espiras dos implantes.

Também há o tratamento cirúrgico, onde incluem retalho aberto para remoção da placa, descontaminação e desintoxicação da superfície do implante. Nos casos mais graves, pode ocorrer a perda óssea ao redor do implante e mobilidade, ocasionando na perda do implante. A doença peri-implantar é silenciosa.

A melhor maneira de prevenção é manter uma boa higienização oral e visitas regulares ao dentista. Pacientes com histórico de doença periodontal, diabéticos e fumantes devem ter um cuidado especial, pois a chance de desenvolver a doença é maior. A melhor maneira de evitar e até mesmo prevenir a instalação de peri-implantite é sempre manter uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista.

Encontre o dentista mais perto de você no Guia Odontológico da Unimed Odonto. Clique aqui.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.