O que é a Diabetes?

Diabetes Mellitus é a elevação da glicose no sangue. Pode ocorrer devido a defeitos do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares.

Existem muitos tipos de diabetes, mas os mais comuns são: diabetes Tipo I e Diabetes Tipo II.
Tipo I: costuma acometer crianças e adultos jovens. Causa muita sede, fome, emagrecimento, cansaço e fraqueza.
Tipo II: pode ocorrer em adultos a partir dos 50 anos. Causa aumento de peso e obesidade, devido ao aumento do consumo de gorduras e carboidratos, aliados à falta de atividade física.

Relação entre diabetes e saúde bucal

O controle inadequado da diabetes aumenta o risco de desenvolvimento de doença gengival (gengivite). Por outro lado, as infecções de gengiva podem causar aumento da glicemia e, por consequência, diabetes. Portanto, é uma relação bidirecional entre a saúde bucal e a diabetes.

A gengivite, que é o início da doença gengival, pode evoluir para uma periodontite, causando, além da inflamação local, aumento do espaço entre os dentes e a gengiva, formação de pus, perda óssea e perda do dente. A diabetes pode levar ainda à xerostomia (boca seca), úlceras, aftas, infecções e cáries.

Tipos de tratamentos

Quanto melhor a saúde bucal do diabético, melhor será o controle da glicemia. Portanto, pacientes diabéticos que realizam tratamento de raspagem e tratamento periodontal podem ter uma melhora nos níveis de glicemia. Para prevenir problemas relacionados ao diabetes, deve-se manter o controle adequado dos níveis glicêmicos, prevenir complicações bucais, manter a higiene bucal com escovação e uso de fio-dental, além de visitas regulares ao dentista.

Reforçando

A melhor conduta para o controle da diabetes e manutenção da saúde bucal é a prevenção. Escovações constantes, em conjunto com o uso rotineiro de fio-dental, podem evitar a inflamação da gengiva, perda do dente e, em alguns casos, até mesmo a diabetes.

Você Sabia?

Outro tipo da doença é a diabetes gestacional. Essa geralmente se desenvolve no 3º trimestre de gravidez devido à resistência à insulina provocada pelos hormônios da gestação. Este tipo normalmente desaparece depois do parto, e o melhor tratamento é a dieta balanceada e o uso de remédios orais prescritos por um médico.

 

Dr. Cristiano Augusto Rosa
CROSP 67941

RELACIONADOS