Novato na academia? Veja 7 dicas para mandar bem desde o começo e curtir essa nova rotina

Tudo aquilo que é novo pode ser bastante complicado. Começar a frequentar uma academia certamente entra nessa categoria. Mas não precisa desanimar. É possível driblar as dificuldades do início e cultivar um hábito saudável sem apelar para modismos – apenas para aquilo que lhe faz bem. Confira a seguir:

Persista: o corpo dos sonhos ou o condicionamento físico tão esperado não cairão do céu. Para que os resultados apareçam, é preciso muito mais do que esperar soluções mágicas. Lembre-se: o que você faz diariamente é o que levará aos objetivos desejados, não o que você faz ocasionalmente.

Adote a regra do 80/20: no mundo dos negócios, diz-se que 20% dos clientes representam 80% das vendas. Transferindo isso para a realidade da academia, pense que 20% do seu tempo levam a 80% dos seus resultados. Selecione aquilo que realmente ajudará você a alcançar suas metas, em vez de atirar para todos os lados. Dormir melhor? Fazer escolhas alimentares mais adequadas? Ou seja, o que mais impede você de ter saúde? Faça o básico e obtenha o resultado máximo.

Existem muitos modos de se alimentar de modo saudável: há muitas dietas da moda, mas será que elas realmente podem ajudar você? Sempre leve em conta o fato de que cada organismo é diferente. Apenas uma coisa nunca muda: é mais nutritivo deixar alimentos muito processados de lado e investir em comida de verdade, aquela preparada por nossos avós. Isso é 90% do trabalho quando se trata de comer melhor, agradar ao paladar e ter um estilo de vida saudável.

Dormir bem é seu maior aliado: a falta de sono afeta nossos hormônios, humor e a fome, que levam ao ganho de peso. Por isso, se tiver de escolher entre malhar ou dormir mais meia hora, fique com a cama. Esqueça os eletrônicos 90 minutos antes de ir deitar, leia um livro de verdade (não no iPad ou Kindle), fique no escuro. Vale tudo por uma boa noite de sono!

Escolha uma rotina de exercícios de que você goste e que tenha a ver com seus objetivos: seus amigos podem adorar crossfit, ginástica funcional ou hot yoga, mas se você não tem prazer com nada disso, melhor escolher outra coisa. Aí sim você terá chances de criar e manter uma rotina de exercícios sem abandonar o barco. Vale a pena testar várias modalidades!

Sim à dieta, não à total privação: OK, é ótimo controlar a alimentação, mas não é saudável sempre dizer não aos jantares com amigos. Faça escolhas boas no dia-a-dia, mas nunca se torne um prisioneiro do regime. Saiba que vale mais a pena comer e se divertir e depois voltar à rotina do que abandonar a vida social.

Saiba que seu corpo não determina seu valor: quem somos como pessoa tem pouco a ver com o tamanho da cintura ou do bíceps. Ser saudável é valioso, mas não é tudo.

 

Fonte: Huffington Post (http://www.huffingtonpost.com/julian-hayes-ii/7-helpful-tips-for-people-who-are-new-to-fitness_b_6921102.html?utm_hp_ref=healthy-living)

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