Halitose

Halitose

A halitose, mais conhecida como mau hálito ou pejorativamente como “bafo”, é uma alteração na condição normal do hálito e que acomete cerca de 30% da população brasileira. É um sinal de que há algum problema, seja local ou sistêmico, no organismo da pessoa e se não identificado e diagnosticado corretamente por profissional qualificado, entre eles o cirurgião-dentista, torna-se um problema crônico que afeta a vida social e o desempenho profissional da pessoa acometida por essa disfunção.

As causas são multifatoriais, ainda que 90% dos casos são de origem local e apenas 10% decorrente de problema sistêmico. Dentre os problemas locais podemos citar:

– Falta de escovação
– Doença na gengiva
– Cárie
– Prótese mal adaptada ou mal higienizada
– Saburra lingual (camada que fica sobre a língua, esbranquiçada ou amarelada e que é composta por células descamadas da boca, saliva e resto de alimento, sendo uma das grandes responsáveis pelo mau hálito)

Como problemas sistêmicos podemos citar:

– Hepáticos
– Respiratórios
– Renais
– Gastrointestinais
– Diabetes

Como orientação, deve-se sempre ter uma alimentação balanceada e saudável, hidratação durante o dia, uma rotina diária de boa escovação, passar o fio dental e principalmente de higienizar a língua sempre após as principais refeições, além de visitar regularmente o cirurgião-dentista. A limpeza da língua pode ser feita com a própria escova ou com o auxílio do raspador de língua que é indicado para pessoas que tem muita sensibilidade ou ânsia de vômito.

Colaborador:
Roberto Matsuzaki
CRO-SP: 71911

Unimed Odonto é a operadora odontológica do Sistema Unimed sob gestão da Seguros Unimed. Com atuação desde 2009 e sede em São Paulo, possui uma carteira com mais de 450 mil beneficiários, mantendo representatividade em todo território nacional.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.