Entenda a Herpes Labial

Entenda a Herpes Labial

A Herpes Labial é uma doença infecciosa viral e altamente contagiosa. Apresenta-se em forma de bolhas, feridas pequenas e dolorosas na boca (geralmente nos lábios), que causam dor e coceira.

A contaminação ocorre através do vírus herpes simples, presente no líquido do interior das bolhas existentes na boca por contato direto com uma pessoa infectada.

Ao ser contaminada, a pessoa pode ou não apresentar a doença imediatamente, pois este vírus tem a capacidade de se manter inativo por longo período em nosso corpo. Desta forma, alguns fatores de risco podem em um momento de nossas vidas desencadear o aparecimento destas bolhas, são eles:

– Estresse
– Exposição ao sol
– Doenças que deixam o sistema imunológico fraco
– Sexo sem proteção
– Outras infecções

O diagnóstico é feito pelos sinais (feridas, bolhas avermelhadas) e sintomas (ardência, dor) apresentados pela pessoa.

Não existe cura após a infecção, ou seja, não há um tratamento definitivo e nem vacina para prevenir o contágio. O tratamento consiste na utilização de remédios antivirais (comprimidos ou pomadas).

Curiosidade

Esta doença é mais comum no verão devido à exposição solar ser mais alta. As pessoas saem de férias e acabam não se alimentando bem, com isso ficam mais suscetíveis a infecções, pois o sistema imunológico está mais debilitado.

Dicas

– Evite compartilhar objetos de uso pessoal como, por exemplo, batom, toalhas, sabonetes e talheres.
– Evite beijar pessoas que apresentam feridas no canto da boca.
– Não experimente pirulitos e sorvetes de outras pessoas.

Colaborador:

Marila Anaia de Brito Gagliardi / CROSP 77.552

 

A Unimed Odonto é a operadora odontológica do Sistema Unimed sob gestão da Seguros Unimed. Com atuação desde 2009 e sede em São Paulo, possui uma carteira com mais de 450 mil beneficiários, mantendo representatividade em todo território nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.