Dia Internacional do Planeta Terra, comemorado hoje, convoca a ter atitudes mais sustentáveis no dia-a-dia.

Em 2009, a ONU oficializou o dia 22 de abril como Dia Internacional do Planeta Terra com a missão de marcar uma responsabilidade coletiva em relação à natureza. Mas a história é mais antiga. Em 1969, o senador americano Gaylord Nelson ficou chocado com a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia. Convocou protestos e 20 milhões de pessoas saíram às ruas, o que marcou a história definitivamente. Era o momento de prestar mais atenção à conservação dos recursos naturais. Vamos aproveitar a data para mudar também as nossas atitudes? Veja o que você pode fazer (não só hoje, mas todos os dias):

– Economize água. Em tempos de crise hídrica em algumas regiões brasileiras isso é primordial, mas deve acontecer mesmo quando há água em abundância. Só abra a torneira no momento exato do enxágue e tome banhos rápidos. Veja aqui mais dicas práticas e curiosas que dão ótimos resultados (linkar com o texto de dicas fora do comum para economizar água feito há alguns meses).

– Compre produtos biodegradáveis. Evite os que demoram mais para se decompor no meio ambiente. O cloro pode ser substituído por vinagre e bicarbonato de sódio. Sabões vegetais podem entrar no lugar dos detergentes.

– Cultive um jardim ou uma horta doméstica (será que uma horta comunitária pode ser criada no seu condomínio?). Não jogue lixo em áreas verdes, nem pontas de cigarro, pois elas podem provocar queimadas.

– Não deixe aparelhos ligados quando não estiver usando. Opte sempre por produtos com os selos Concept ou Procel, que garantem eficiência e baixo consumo de energia.

– Recicle e reutilize. Leve a sério a coleta seletiva e reaproveite garrafas plásticas, sacolas e papéis no dia a dia, sempre que possível. Descarte pilhas e baterias em locais apropriados. Muitos supermercados contam com locais para o descarte correto e também para a coleta seletiva.

– Se possível, escolha a bicicleta e o transporte coletivo em vez do carro. A bicicleta não polui e os ônibus e metrôs levam mais passageiros por viagem, enquanto o transporte individual só aumenta o número de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.

Fonte: Globo Cidadania (http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2014/04/dia-internacional-da-terra-mostra-importancia-de-preservar-o-planeta.html) e Atitudes Sustentáveis (http://www.atitudessustentaveis.com.br/artigos/sustentabilidade-dia-a-dia/)

RELACIONADOS