Coroa dentária protética

O que é?

É uma forma de devolver a funcionalidade de um dente que sofreu alguma perda de estrutura, causada por cárie, trauma ou má formação. É um artifício para substituir um dente ou reforçar um enfraquecido. A falta do dente ou parte dele pode causar danos, que prejudicam tanto mastigação, como fala e estética. Para isso, existem diversas possibilidades em recompor o dente ausente ou parte dele. Após a instalação, um profissional orienta sobre alguns cuidados de higiene necessários para aumentar a durabilidade da peça.

Quando a coroa dentária protética é indicada?

– Para proteger um dente enfraquecido ou quebrado
– Restaurar um dente fraturado ou deformado
– Para trocar uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente

Como funciona?

Uma coroa dentária protética é confeccionada especialmente para suprir a falta de um ou mais dentes. Ela se encaixa sobre um dente que já está enfraquecido ou uma ponte dentária. É criada a partir de um molde retirado da arcada dentária do paciente. Ela é encaixada e cimentada sobre um dente enfraquecido já existente. O intuito é cobrir total ou parcialmente um dente prejudicado, assim consegue devolver um resultado estético, anatômico e um sorriso harmônico ao paciente.

No mercado existem diversos tipos de coroas dentárias protéticas, como a coroa de metal – fabricada com materiais como o cromo -, e as coroas de resina ou de cerâmica, que possuem o resultado mais estético, exibindo uma cor próxima aos dentes naturais. Cada tipo de coroa tem uma indicação para que possa desempenhar suas funções e durabilidade.

Como realizar a higiene?

Os bons hábitos, como escovar os dentes e passar fio dental diariamente, são necessários, pois um dos principais motivos pela perda da coroa é a cárie. As coroas em si não costumam ser afetadas, mas o dente que está abaixo, sim.

Um profissional pode indicar a coroa dentária mais adequada para cada caso e informar sobre a manutenção da saúde bucal para uma durabilidade maior. Uma higiene rigorosa é fundamental.

 

Colaboradora:

Eliane Midori Tanaka
CROSP 56.731

RELACIONADOS