Convívio com animais de estimação pode fazer bem à saúde

Quem tem um bichinho sabe o prazer que é ser recebido com carinho na volta para casa.

Quem tem um animal de estimação já sabe: os bichinhos fazem bem à saúde. Seja porque enchem os donos de carinho na volta para casa ou porque demandam doses diárias de exercício físico quando pedem um passeio ao ar livre. Aos que gostam dos pets, o convívio diário é uma troca de emoções e afeto, que beneficia os dois lados.
Confira como o seu animal de estimação pode ajudá-lo a ser mais saudável e menos ansioso:

  • Cuidar amorosamente dos bichinhos aumenta os neurotransmissores e hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Quem nunca sentiu prazer, depois de um dia cansativo de trabalho, ao brincar com o animal de estimação?
  • Trocar carinhos com bichinho ou observar a desenvoltura das travessuras dele fazem o corpo humano passar por mudanças físicas que impactam positivamente o humor. O nível de cortisol, hormônio associado ao estresse, diminui, e a produção de serotonina, composto químico ligado ao bem-estar, aumenta.
  • A frequência cardíaca tende a desacelerar e a pressão arterial pode baixar. Quem tem um cão ainda melhora a forma física: eles adoram passear e fazem o dono correr para acompanhar o ritmo canino.

Apesar dos benefícios, ter um animal em casa exige responsabilidade. Mantenha a carteira de vacinação em dia, esteja atento ao estado de saúde, e o alimente somente com a ração prescrita pelo veterinário.

Fonte: Portal Unimed, WebMd, Medplus e site Dra.Ana responde

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.