Conheça 7 alimentos ricos em ferro para incluir na sua dieta

Conheça 7 alimentos ricos em ferro para incluir na sua dieta

Responsável pela formação de hemoglobina e armazenamento de oxigênio nas células, o ferro está associado à produção de energia e manutenção do sistema imunológico. Além disso, ele é bastante importante para a saúde da pele, porque ajuda na produção de colágeno e elastina.

A ingestão desse mineral é definitivamente necessário para prevenir doenças, daí a preocupação de manter os níveis regulares dele no organismo, especialmente durante a gestação, infância e fase idosa. Para se ter uma ideia, a carência de ferro causa fraqueza, anemia, falta de apetite, queda de cabelo e dificuldades de concentração.

Mas você sabia que uma alimentação balanceada pode garantir parâmetros saudáveis? Conheça, a seguir, sete alimentos ricos em ferro que não podem faltar na sua dieta:

1. Feijão

O mais popular de todos é, claro, o feijão. Muito presente no prato dos brasileiros, essa leguminosa melhora o aporte de ferro e uma gama de outros nutrientes: vitaminas do complexo B, proteínas, carboidratos e fibras também são encontradas nesse alimento.

Para reduzir o teor de ácido fítico e potencializar a absorção de ferro, a dica é deixar o feijão de molho na água por pelo menos 8 horas antes de prepará-lo.

2. Fígado bovino

Também bastante conhecido na culinária do Brasil, o fígado de boi é uma ótima fonte de ferro. Em 100 gramas dessa carne pode-se ingerir 5 miligramas de ferro, por isso os nutricionistas a consideram um dos “super-alimentos” para se incluir na dieta. Além disso, ela também proporciona vitaminas A, B12, B5, B6 e C, ácido fólico, riboflavina, selênio, cobre e zinco.

3. Beterraba

Cozida, crua, assada ou preparada em sucos, a beterraba tem propriedades para lá de benéficas. A cada 100 gramas dessas raiz o organismo absorve 2,5 miligramas de ferro. Sem falar nas vitaminas A, B6 e C, potássio, magnésio, ferro, ácido fólico, proteína, fibras e antioxidantes.

 

4. Espinafre

Entre os alimentos ricos em ferro está o espinafre, uma verdura de cor escura e bastante saborosa. Ele também contém vitaminas A, E, K e do complexo B, potássio, fósforo, magnésio, zinco, cálcio e muitas fibras que ajudam no bom funcionamento dos órgãos.

5. Açúcar mascavo

Ao contrário do açúcar refinado, o mascavo não passa por tantos processos de clarificação e, portanto, mantém seu valor nutritivo. Por isso, é outra fonte de ferro e nutrientes como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas A, B1, B12, B5, C, D6 e E.

6. Lentilha

A ervilha é uma ótima opção para substituir o feijão e compor sopas, porque é repleta de ferro, ácido fólico, vitamina B6, manganês, fósforo, proteína e carboidrato. Para deixá-la ainda mais saborosa, vale combinar seu preparo com legumes e caprichar no tempero!

7. Coentro

Um dos alimentos que contém ferro mais consumidos no dia a dia é o coentro. Essa pequena planta aromática tempera diversos tipos de receitas, sendo fácil de inseri-la na dieta.

E você, conhece outros alimentos ricos em ferro? Então deixe seu comentário aqui embaixo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.