Carvão vegetal para clareamento dentário

Carvão vegetal para clareamento dentário

O clareamento dentário está em alta e um dos tratamentos mais populares é o uso do carvão ativado.

Postagens e vídeos na internet têm mostrado essa fórmula rápida e barata para clarear os dentes. Neles, indica-se passar o pó preto com a escova nos dentes. Mas a abrasividade do carvão deixa arranhões nos dentes, que podem fazer com que eles fiquem sensíveis a cáries, além de quebradiços e fracos. Contudo, você sabe o que é carvão ativado?

Deve- se entender que o carvão ativado não é o mesmo usado na churrasqueira. Ele é um composto de carbono com porosidades que permite a coleta de gases, líquidos ou impurezas. É extraído a partir do processo de aquecimento do carvão, que gera um pó capaz de reter substâncias químicas, gases e toxinas. Na medicina é usado para tratamento de casos de envenenamento. Enfim qual a causa?

Diz-se que o carvão ativado ajuda no clareamento dental por sua propriedade abrasiva. Entretanto, essa abrasividade pode causar um desgaste no esmalte do dente e gerar problemas como a sensibilidade dentária. A cor dos dentes não é alterada por estarem mais limpos, mas apenas após um desgaste das partículas aderidas ao esmalte. Além disso, as restaurações em contato com o carvão ativado podem sofrer alguma pigmentação.

Entretanto quais os sinais e sintomas?
O clareamento tem que ser encarado com muito cuidado. Sem uma orientação correta pode trazer consequências graves como dor e até perda da vitalidade dental. Ainda não existe nenhuma evidência científica comprovando a eficiência do carvão ativado em clareamento. O poder de limpeza e clareamento que muita gente credita ao carvão é uma ilusão de ótica. Muitos desses produtos possuem partículas azuladas na fórmula, que dão a sensação de um sorriso branco diante da exposição à luz, mas não há um clareamento.

Antes de começar um tratamento para clareamento dentário é importante realizar um exame clínico para identificar possíveis cáries ou restaurações insatisfatórias, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora. Como todo procedimento clínico, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista.

Existem formas seguras de se obter dentes claros: uma escovação criteriosa pode manter os dentes limpos, brilhantes e saudáveis.
Procurar um dentista antes de utilizar qualquer técnica que possivelmente possa clarear os dentes é de extrema importância.

Colaborador: Eliane Midori Tanaka / CROSP 56.731

Mais artigos sobre Saúde Bucal:

O que é Peri-implantite?

O que é Endodontia?

A Unimed Odonto é a operadora odontológica do Sistema Unimed sob gestão da Seguros Unimed. Com atuação desde 2009 e sede em São Paulo, possui uma carteira com mais de 450 mil beneficiários, mantendo representatividade em todo território nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.