A Campanha Junho Vermelho já está rolando! Doe sangue e ajude a salvar vidas

Assim como o Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, que tem como foco o câncer de próstata, o Junho Vermelho, dedicado à doação de sangue, chegou para ficar.
O mês foi escolhido porque a chegada do inverno e a proximidade das férias escolares desestimulam os doadores, baixando os estoques nos hemocentros.
Nesse período, as doações costumam cair até 30%. Com a epidemia de dengue, a situação ficou ainda mais crítica, pois muitos doentes precisaram de transfusões.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 3% a 5% da população deve ser doadora de sangue. No entanto, no Brasil, esse índice é de apenas 1,9%.
Cidades de todo o Brasil participam da ação. Em São Paulo, monumentos estão iluminados para lembrar sobre o problema.
Ontem, dia 14 de junho, celebrou-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Ou seja, não faltam razões para participar desse movimento essencial.
O que você precisa saber antes de doar sangue:
– O doador não pode estar em jejum e também não pode ter consumido comidas muito gordurosas. Caso tenha consumido esse tipo de alimento, deve aguardar quatro horas antes de doar sangue. Recomenda-se ingerir bastante líquido antes e depois do procedimento.
– Para doar, é preciso sempre apresentar um documento original e oficial de identidade com foto, filiação e assinatura.
– Os candidatos devem comparecer aos hemocentros em plenas condições de saúde.
– Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias, no máximo três vezes por ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo quatro vezes por ano.
– Os doadores devem pesar mais de 50 kg.
– É preciso ter dormido pelo menos quatro horas na noite anterior, sentindo-se descansado no momento da doação.
– Sintomas como febre e diarreia e doenças como gripe e resfriado impedem a doação.
Para saber mais, acesse a página da campanha no Facebook e veja aqui a lista de hemocentros do Brasil onde você pode doar sangue.

Fontes: G1, Hoje Em Dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.