Avulsão Dental

Avulsão dental é um termo técnico utilizado para identificar o dente que foi completamente deslocado do seu alvéolo (cavidade que aloja o dente), na maior parte das vezes ocasionado por traumatismos na região da cavidade oral, mais comum em crianças. O reimplante dental (reinserção do dente no alvéolo) é o tratamento mais indicado para este tipo de problema. Quanto menor o tempo de permanência do dente fora do alvéolo, maiores são as chances de sucesso do tratamento.

Protocolo após avulsão dental:
• Localize o dente e segure-o pela coroa, nunca pela raiz;
• Se estiver limpo, nada deve ser feito antes de reimplantá-lo; caso esteja sujo, deve-se enxaguá-lo com água corrente;
• Não escove, nem use nenhum produto de limpeza;
• Tente recolocar o dente no alvéolo e mantenha-o com leve pressão enquanto o paciente é encaminhado ao consultório dentário;
• Caso não seja possível o reimplante imediato, o dente deve ser mantido sempre úmido, para que a vitalidade do ligamento periodontal seja preservada, sendo os principais meios de armazenagem: soro fisiológico, saliva, leite e água.

A importância de seguir corretamente o protocolo é evitar uma das sequelas mais sérias e frequentes relacionadas ao dente avulsionado: a reabsorção da raiz dentária e posterior perda dental.

A avulsão dentária necessita de atendimento emergencial rápido e correto, por isso a atuação do profissional é de extrema importância para o prognóstico do caso.

Dentes de leite também devem ser reimplantados após avulsão?
O reimplante de dentes de leite é contraindicado, além de as chances de sucesso serem remotas. Há o risco de traumatizar o dente permanente sucessor.

O tempo até o atendimento influencia no resultado final do reimplante dental?
O tempo é de extrema importância para o sucesso do reimplante dentário. Até 15 minutos de permanência do dente fora do seu alvéolo é tido como ideal. O reimplante, realizado dentro desse período, é considerado imediato.

 

Responsável Técnica
Mariana Campinhos – CRO-SP 92636

RELACIONADOS