ATIVIDADE FÍSICA

Por que as pessoas têm tanta dificuldade em aderir a uma rotina de atividades físicas para emagrecer, entrar em forma e ter uma vida saudável?

Foi para responder essa pergunta que o personal trainer americano Drew Manning engordou 30 quilos e, depois, emagreceu. Para engordar foi fácil: parou de se exercitar e se rendeu as guloseimas. Para emagrecer, teve de enfrentar a preguiça e a autoestima lá embaixo, voltar para a academia, se mexer, e perder peso.

Para aderir a um programa de exercícios regulares é preciso, primeiro, enfrentar o desânimo, a preguiça e as dores musculares, que, inevitavelmente vão surgir nos primeiros dias, conforme comprovou, na prática Drew Manning.
Mas o esforço compensa muito. O sedentarismo de exercícios está atrelado ao risco de desenvolver uma porção de doenças, como diabetes, a hipertensão e os problemas no coração. Cada vez mais, a medicina comprova que quem se exercita afasta boa parte desses problemas de sua vida. Enfim, se exercitar como um hábito diário define também a maneira como envelhecemos. De preferência com saúde e disposição, certo?

Praticar uma atividade física faz com que o metabolismo (reações químicas que acontecem no nosso organismo o tempo todo) acelere. Isso torna a queima de gordura maior.

Os exercícios também fortalecem o coração, ajudam a manter a pressão arterial equilibrada, mantêm os ossos fortes e dão estrutura muscular que o corpo necessita. Estudos atrelam, ainda, malhação a um risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

Além do bem que faz para o organismo, o exercício libera no corpo uma porção de substância que causam uma sensação de bem-estar. Uma delas é bem conhecida, a endorfina. E ela ajuda a acalmar, a relaxar. O ciclo não termina por ai: a qualidade do sono melhora, a disposição, crises de dor – principalmente para quem sofre de enxaqueca – e até mesmo a concentração é beneficiada.

Enfim, incorporar uma atividade física na rotina faz bem para a vida.

Um ponto importante para aderir a uma atividade física é respeitar a sua personalidade e seus gostos. Quem detesta água não deve começar pela natação, por exemplo. Não quer fazer musculação? Experimente o pilates. O aikido, karatê, judô são alternativas bem interessantes. Não gosta ou não pode freqüentar uma academia?

Caminhar é excelente e não custa nada. Não prejudica as articulações e, feito com vigor, traz benefícios para o coração. O leque de opções é vasto.

Academia

Os homens costumam ter mais facilidade para se manter em forma por conta da testosterona, hormônio masculino.

Mulheres têm mais facilidade para ganhar peso depois da gravidez e quando param de menstruar.

 

 

 

RELACIONADOS