Aprenda a escolher o creme dental adequado à sua necessidade

Aprenda a escolher o creme dental adequado à sua necessidade

A escolha do creme dental normalmente é influenciada pela mídia: modelos correndo na praia, com dentes super brancos, ou indo a uma festa com raios de brilho saindo do sorriso, remetendo ao branco reluzente. Tem também as propagandas que prometem limpeza profissional, mostrando que o creme ajuda a evitar o tártaro e a gengivite.

Existe uma gama diversa e ficamos confusos na hora de escolher o mais adequado à nossa necessidade. Na maioria das vezes agimos por impulso, principalmente através de promoções leve 3 e pague 2, e nem sabemos o que estamos levando para casa. Por isso, vamos explicar um pouco sobre os ativos (substâncias) e suas formas de ação, assim você conseguirá escolher o creme dental mais indicado para o seu objetivo.

Os principais tipos de cremes dentais são:

Cremes Dentais Anticáries

O princípio ativo desse produto é o Fluoreto de Sódio (Flúor), que é o percursor de todas os outros cremes dentais.

Cremes Dentais Antitártaro

Seu princípio ativo se chama Hexametafosfato de Sódio, que evita a formação de tártaro. É indicado para pessoas com hábito do tabagismo, pois diminui as manchas causado pelo cigarro.

Atenção: caso haja presença de tártaro nos dentes, o creme não fará efeito, fazendo-se necessária uma limpeza realizada por um dentista.

Cremes Dentais Antigengivite

É composto por Triclosan e Grantrez e, segundo os fabricantes, esse creme dental reduz em 25% a inflamação gengival (associada a escovação e uso de fio dental).

Para Dentes Sensíveis

Existem dois tipos: os que anestesiam a região sensível e os que bloqueiam.

O princípio ativo dos cremes dentais que anestesiam a região sensível se chama Nitrato de Potássio. É necessário, no mínimo, quatro semanas de uso contínuo para promover a efetividade.

Os princípios ativos dos cremes dentais que bloqueiam o estímulo através da obliteração dos buraquinhos minúsculos que contêm na dentina (túbulos ou canalículos dentinários) são Cloreto de Estrôncio, Arginina associada ao Carbonato de cálcio e o Fosfato, Cálcio e Sílica.

Cremes Dentais Branqueadores

Nos arriscamos a dizer que, estes, você estava querendo saber mais do que todos os outros cremes dentais apresentados. Pois bem, cremes dentais branqueadores são muito abrasivos para os dentes. Consistem em grânulos de Sílica hidratada (material abrasivo) em maior quantidade do que o creme dental convencional.

Eles simulam um “falso branco“ e promovem um polimento mais “agressivo” no esmalte dental, assim a superfície fica mais lisa e, com isso, a luz reflete com mais facilidade, dando a ilusão de dentes mais brancos.

Agora você já está apto a escolher o melhor creme dental para sua necessidade! Não se esqueça de utilizar escovas macias, fio dental e consultar o seu dentista regularmente.

 

Responsável Técnica:
Ana Paula Lima – CRO 101572

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.