Aftas – Estomatite Aftosa

As aftas (Estomatite Aftosa) são pequenas úlceras, lesões que aparecem dentro da boca (língua ou lábios). Apresentam-se normalmente brancas ou amareladas, com uma área avermelhada em toda sua volta.

Essas pequenas lesões quando surgem podem ser únicas ou aparecem agrupadas e, como são dolorosas, podem interferir na alimentação (engolir e comer) e na fala.

As causas ainda são incertas, porém estudos indicam que estejam ligadas a fatores como:

– Trauma (mordida, escovação, aparelho dentário);
– Fatores psicológicos (ansiedade, estresse);
– Predisposição genética;
– Ingestão de alimentos ácidos;
– Deficiências nutricionais (vitamina B12, ferro, zinco).

São bastante comuns em toda a população (faixa etária, raça e sexo) e o tempo que cada afta leva para cicatrizar pode variar entre 7 a 15 dias.

Durante este período o tratamento baseia-se na redução dos efeitos dos sintomas, ou seja, controlar o ardor e a queimação na área afetada, bem como promover a cicatrização e reduzir a inflamação. Desta forma, a utilização de pomadas analgésicas e enxaguatórios bucais sem álcool podem auxiliar.

 

Curiosidade

O Bicarbonato de Sódio pode ser utilizado como um auxiliar para a cura da afta. Não há um estudo que comprove a ação, porém sabe-se que ele contribui para neutralizar a acidez da boca, aliviando, portanto, os sintomas. O ideal é fazer um bochecho de bicarbonato dissolvido em água, não devendo, portanto, ser aplicado diretamente na ferida para não causar mais dor ou piorar a lesão.

 

Colaboradora: Marila Anaia de Brito Gagliardi – CROSP 77552

RELACIONADOS