Afinal, o que é entorse e qual o tratamento? Nós explicamos!

Afinal, o que é entorse e qual o tratamento? Nós explicamos!

A entorse é uma lesão ligamentar traumática, ou seja, que afeta os ligamentos de determinada articulação. Os casos mais comuns são de torção no joelho, tornozelo e dedos da mão. Ela ocorre por causa de movimento brusco, principalmente durante a prática de esportes de contato, como futebol e basquete.

Neste post vamos esclarecer suas dúvidas sobre o que é entorse, quais são os seus sintomas e como é possível tratá-la. Confira!

Como a entorse é diagnosticada

Para diagnosticar a entorse o paciente deve consultar um médico que realizará um exame clínico e radiografia. Só assim é possível identificar o quadro e sua gravidade. 

Quais os sintomas da entorse

Os sintomas dependem da intensidade da lesão: leve (grau 1), moderada (grau 2) e grave (grau 3). Mas, em geral, os sinais de entorse envolvem:

  • inchaço;
  • dor;
  • instabilidade do membro afetado.

Qual o tratamento de entorse

O tratamento de entorse de grau 1 consiste, basicamente, em repouso, compressas de gelo e uso de antiinflamatório e analgésico. Já no caso de entorses grau 2 e 3, é necessário também imobilizar temporariamente a articulação lesionada.

Se houver alguma torção, como entorse no tornozelo, os primeiros socorros são basicamente a imobilização e aplicação de gelo no local machucado até a consulta médica. 

Você pode prevenir essas torções tomando alguns cuidados simples: capriche no aquecimento antes de praticar atividades físicas, faça alongamento pós-treino, evite salto alto no dia a dia e aplique compressas frias nas articulações com risco de entorse depois de se exercitar. 

Agora que você sabe o que é entorse, aproveite para ler nosso post sobre a atuação do médico reumatologista no tratamento de doenças inflamatórias que atacam o tecido conjuntivo, inclusive as articulações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.