Adeus, procrastinação? De acordo com a ciência, isso é possível.

Por que fazer hoje o que você pode fazer amanhã? Ou depois de amanhã, na semana que vem… Esse é o ditado que rege a vida dos procrastinadores. É como se o ‘eu do futuro’ pudesse resolver tudo – só que sempre mais tarde. Segundo uma reportagem publicada no site da revista Superinteressante, a armadilha está justamente aí.

“As pessoas acreditam que devem dar conta do presente e que o ‘eu do futuro’ irá lidar com o que está por vir. Essa regra aparentemente plausível pode desviar o foco, em parte porque alguns eventos do futuro exigem agir agora”, avalia a professora de psicologia Daphna Oyserman, da USC – Universidade do Sul da Califórnia.

Mas existe um truque para que o futuro possa motivar nossas ações do presente: ele deve parecer iminente. Desse modo, o futuro deve se tornar o agora, e isso acontece quando alteramos as métricas que usamos para medir o tempo, por exemplo, transformando meses ou anos em dias.

Oyserman e outro pesquisador, o coautor Neil Lewis Jr., da Universidade de Michigan, testaram 162 pessoas a partir dessa lógica. Elas foram convidadas a imaginar a preparação para eventos futuros, como um casamento. Em seguida, foram perguntadas aleatoriamente sobre quando tal evento iria acontecer em termos de dias, meses ou anos. Os que contaram o tempo em dias informaram que o evento iria acontecer 29,6 dias mais cedo do que aqueles que pensaram no evento como estando a meses de distância.

Outra pesquisa perguntou a 1.100 voluntários sobre quando iriam começar a poupar dinheiro. Os que pensavam em termos de dias eram também os que começavam a poupar quatro vezes mais cedo do que os demais. Eles também se mostravam mais comprometidos com o seu eu do futuro e estavam mais dispostos a deixar de lado os gastos com recompensas atuais.
Será que esse novo modo de pensar também pode ajudar você?
Fonte: Superinteressante (http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/estudo-descobre-truque-simples-para-combater-a-procrastinacao/)

RELACIONADOS