5 tipos de alimentos ricos em fibra para você consumir no dia a dia

5 tipos de alimentos ricos em fibra para você consumir no dia a dia

A ingestão de fibras é fundamental para o bom funcionamento do organismo, porque melhora a saúde da flora intestinal, previne prisão de ventre, ajuda a regular os níveis de glicose, aumenta a sensação de saciedade e baixa o colesterol. 

Para conseguir todos esses benefícios, basta inserir alimentos ricos em fibra na sua dieta, ingerindo-os no café da manhã, almoço, lanches durante o dia e jantar. Conheça, a seguir, 5 principais tipos:

1. Cereais

Os cereais vão muito bem especialmente em refeições matinais. Eles combinam bastante com frutas, mingaus e iogurtes, por exemplo. 

  • Farelo de trigo
  • Farinha de Centeio
  • Aveia
  • Pão de trigo integral

2. Verduras, hortaliças e legumes

Tanto como parte da receita quanto como acompanhamento no prato, as verduras, hortaliças e legumes são ótimas opções para aumentar a ingestão de fibras. Você pode consumi-las cruas, refogadas, assadas ou até mesmo processadas em farinha, por exemplo.

  • Couve manteiga refogada
  • Brócolis cozido
  • Cenoura crua
  • Batata doce cozida
  • Pimentão verde
  • Mandioca

3. Frutas

A qualquer momento do dia dá para inserir frutas em sua alimentação. Elas estão entre os alimentos ricos em fibra, principalmente as seguintes:

  • Caqui
  • Abacate
  • Goiaba
  • Laranja da terra
  • Maçã

4. Nozes e sementes

As nozes e sementes, dos mais diferentes tipos, vão muito bem em saladas, sobremesas, sopas e outros pratos. 

  • Linhaça
  • Amêndoas
  • Castanha do Pará
  • Coco cru
  • Castanha de caju

5. Leguminosas

Feitas em caldos, combinadas com arroz, no meio da salada ou até mesmo em receitas de pastas, as leguminosas ajudam a equilibrar a alimentação porque também são alimentos ricos em fibra. Confira abaixo: 

  • Farinha de soja
  • Feijão carioca cozido
  • Amendoim
  • Lentilha cozida

Gostou destas dicas? Então continue lendo sobre maneiras de tornar sua dieta mais saudável em nosso post sobre 7 alimentos ricos em ferro!

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