5 DICAS PARA AJUDAR O PLANETA SEM SAIR DE CASA

5 DICAS PARA AJUDAR O PLANETA SEM SAIR DE CASA

Um pequeno gesto pode fazer a diferença no mundo. E o fato é que ações sustentáveis simples podem ser realizadas dentro de casa, com muita facilidade. Alguns cuidados, como separar o lixo, podem ajudar o planeta a reciclar e armazenar a menor quantidade de itens descartáveis possível.
Veja algumas dicas de como ajudar a natureza dentro de casa.
Separe os lixos
Distinguir e separar os lixos recicláveis dos orgânicos pode ser o primeiro passo para ajudar o meio ambiente dentro da sua própria casa. Limpe as caixas de leite e potes de iogurte antes de jogá-los fora. Caso tenha dúvidas sobre o que é ou não reciclável, verifique se há o símbolo em forma de triângulo na embalagem.
Feche a torneira
Uma torneira pingando pode desperdiçar 46 litros de água em um dia. Em um ano, a soma pode chegar a mais de 16 mil litros. Por isso, sempre mantenha o registro bem fechado, evitando qualquer desperdício.
Banhos rápidos
Principalmente no frio, algumas pessoas chegam a demorar cerca de 30 minutos no chuveiro. Além do desperdício de água, também há gasto considerado de energia. Por isso, é essencial o racionamento.
Lâmpadas econômicas
As lâmpadas quentes (amarelas comuns), já utilizadas em grande parte das casas de todo mundo, são inimigas diretas do consumo racional. Opte por lâmpadas fluorescentes os incandescentes. São mais econômicas e sua fórmula não é tão degradante ao meio ambiente.
Luzes apagadas
Evite deixar luzes acesas, televisões ou qualquer eletrônico ligado que dependa diretamente da energia. Essa ação é fundamental para evitar o desperdício no consumo de energia e garantir um futuro melhor ao planeta e à humanidade.