5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. Como fazer parte desse movimento?

5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. Como fazer parte desse movimento?

O dia 5 de junho convoca todo mundo para o trabalho conjunto em prol da natureza. A data, lembrada como Dia Mundial do Meio Ambiente, existe para nos lembrar da importância de agir agora, para garantir um futuro melhor. Não é apenas o momento de refletir, mas de fazer. Mas como?
Em primeiro lugar, é importante saber que é possível aliar desenvolvimento socioeconômico e conservação da natureza. Isso acontece de várias maneiras, tanto individuais como coletivas. Você pode ajudar assim: opte sempre pelo consumo consciente, aquele focado em todas as etapas da produção e até mesmo no descarte.
Por exemplo: compre produtos que não envolvam trabalho escravo e abra mão daqueles que utilizam recursos naturais preciosos em sua produção. Procure nas embalagens selos que atestem que aquilo que você está consumindo foi feito de maneira sustentável, sem agredir a natureza e comunidades do entorno.
Vale a pena também separar o lixo (orgânico, não orgânico e reciclável), reciclá-lo e reaproveitá-lo sempre que possível. Adote sacolas reutilizáveis, garimpe roupas e móveis em brechós (parece incrível, mas existe muita coisa usada de qualidade dando sopa por aí) e use mais o transporte público, que é menos poluente.
Por fim, estimule seus familiares, amigos e conhecidos a fazer o mesmo – todos os dias, e não apenas esporadicamente. Assim, os resultados serão mais perceptíveis. Além disso, quando mais gente se engaja, fica mais fácil alcançar objetivos, pois uma pessoa estimula a outra.
No âmbito coletivo, é possível exigir o cumprimento de leis, seja organizando manifestações ou acompanhando o noticiário especializado e disseminando informações entre pessoas de seu círculo social. Também é possível contribuir com abaixo-assinados que se referem a causas urgentes ligadas ao meio ambiente. Isso é cidadania.
É importante também ficar de olho nas empresas que abraçam um posicionamento focado na responsabilidade socioambiental, adequando suas cadeias produtivas e todas as etapas do negócio ao desejo de uma sociedade mais justa e sustentável. Neste link, você pode começar a conhecer algumas delas (http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-100-empresas-globais-mais-sustentaveis-de-2015). Trata-se das empresas globais mais sustentáveis de 2015.

Clique e conheça

Se ainda parece difícil fazer algo, existem muitas ONGs, como a WWF-Brasil (wwf.org.br), Greenpeace (www.greenpeace.org/brasil/pt/) e ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org/), que realizam campanhas para mobilizar as pessoas e facilitar o engajamento. Conheça alguns desses trabalhos e escolha uma causa para apoiar, mesmo que gratuitamente. Na maior parte das vezes, só é preciso ser disponível =)

Fonte: WWF (http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/dia_do_meio_ambiente/)