Confira 09 dicas para evitar o desperdício de água

Confira 09 dicas para evitar o desperdício de água

A situação não está nada fácil na vida de quem mora em São Paulo. Com os recordes de queda, no nível de água do Sistema Cantareira (abaixo dos 11%) e as novas medidas adotadas pelo governo, elevando o valor da conta em até 30% nos lares em que o consumo aumentar, as medidas para evitar o desperdício já são uma prioridade na vida de 10 em cada 10 paulistanos.
Assim, separamos algumas dicas para te ajudar a economizar e entrar na linha desde já:
1 – Banho rápido: Se você é do tipo que adora cantar no chuveiro, fique esperto: um banho demorado que ultrapasse os 15 minutos consomem até 180 litros de água limpa. O resultado é a conta de água e energia mais caras.
2 – Escovar os dentes: Para escovar os dentes, a regra é ligar a torneira somente quando terminar de escovar. Do contrário, são 25 litros de água que vão embora sem mais nem menos.
3 – Jardim: Regar as plantas por conta própria pode consumir até 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, regue-as pela manhã antes que a água evapore com o calor do dia, e sempre que possível armazene a água da chuva para esta tarefa.
4 – Descarga: Basta um aperto para mandar 20 litros de água embora. Nesse caso, aperte somente o tempo que for necessário.
5 – Lavar a louça: A louça do almoço em família sobrou para você? Primeiro passe a esponja, ensaboe e depois enxágue tudo de uma vez só. Assim, dá para economizar até 105 litros de água.
Economia de água
6 – Lavar o carro: Nesse caso, usar a mangueira por até 30 minutos podem consumir incríveis 560 litros de água. Na próxima, escolha o balde e gaste bem menos.
7 – Mangueira, vassoura e balde: Cada um tem o seu papel. Não vá achando que pode usar a mangueira como se fosse a vassoura. O certo é primeiro varrer e depois jogar a água com um balde. Nessa, você economiza até 250 litros.
8 – Torneira fechada: Torneira aberta = desperdício. Mantenha aberta somente quando necessário e ao fechar, verifique se não está pingando para evitar que sejam desperdiçados 46 litros por dia.
9 – Piscina: tratar a água e colocar uma lona para evitar a vaporização garantem o “Tchibum” e a economia também.
Agora, não vá pensando que essas dicas valem só para os paulistanos. Economizar e evitar o desperdício é preservar o meio-ambiente onde quer que esteja. Conta pra gente: quais medidas você já adotou no seu dia-a-dia?
Site de referência: Chico Terra