Você sabe o que é fluorose?

A fluorose é o aparecimento de manchas e linhas nos dentes permanentes, quando estão em fase de formação. Essa alteração é provocada devido ao uso em excesso do flúor, material presente em cremes dentais e enxaguantes utilizados durante a escovação. Ocorre em crianças, que costumam ingerir esses produtos. Além desses, o flúor também está presente em águas de abastecimento e nem sempre há um controle dessas quantidades na água.

Há uma variação de cores, conforme a severidade da fluorose: manchas brancas para as mais leves e acastanhadas para as mais agudas. Essas manchas comprometem a estética e a formação dos dentes, já que atingem o esmalte, deixando-o poroso, e não desaparecem sozinhas. O paciente deve procurar o cirurgião dentista para verificar qual o melhor tipo de tratamento, podendo realizar a remoção destas manchas por meios químicos, clareamento dental ou utilizar facetas em resina.

Para evitar a fluorose, é bom que o responsável esteja por perto da criança no momento da escovação, e sempre oriente para que a mesma evite ingerir os produtos utilizados. É muito importante verificar a quantidade de flúor presente nos cremes dentais, há muitas opções no mercado e algumas delas não possuem flúor. Também é importante visitar o cirurgião dentista de sua preferência periodicamente.

Responsáveis Técnicas:
Dra. Lauriane Rodrigues da Costa – CROSP 101651
Dra. Renata Peixinho – CROSP 97388

Tags:

RELACIONADOS