Você sabe lidar com as emoções? Veja dez sinais

Ninguém disse que lidar com as emoções é fácil. Porém, quando aprendemos a ter uma relação saudável com elas, temos mais chances de evitar o estresse e outros sentimentos negativos que nos deixam de mau humor e podem até facilitar o caminho para algumas doenças, como a hipertensão.
Segundo Kendra Campbell, professora assistente de psicologia da Universidade do Alasca, segurança emocional significa ter a capacidade de identificar, rotular e expressar o que sentimos. Conheça dez sinais de que você sabe fazer isso:

1) Você aceita o que é negativo

Você sabe que a vida não é de todo boa, nem de todo ruim, ou seja, que existem altos e baixos. E você aceita essas diferenças, assimilando com naturalidade cada emoção.

2) Você tem uma visão do todo

Em vez de focar somente nos eventos negativos, você consegue se distanciar, como faria um amigo para quem você conta a história. Desse modo, consegue enxergar até lados positivos em situações desagradáveis.

3) Você tem empatia

Quanto mais você aceita a diversidade de emoções em sua vida, mais consegue se relacionar com os outros e suas vastas experiências. Isso se chama maturidade emocional e é uma ferramenta que permite perceber quando alguém está chateado ou passando por um momento ruim.

4) Você não tem vergonha de chorar

Aceitar as emoções significa chorar – e muito – de vez em quando. Segurar as lágrimas não é sinônimo de ser forte. Ser forte é justamente aceitar os problemas e até mesmo ser capaz de chorar por conta deles.

5) Você tem compaixão por você mesmo

Pessoas que lidam bem com as emoções também sabem perdoar a si mesmas, gerenciando os sentimentos de modo que eles não façam mal.

6) Você sabe interromper discussões

Em discussões, sempre existem as pessoas que se mantêm firmes em seus pontos de vista até o outro ceder e aquelas que confiam na própria opinião e não precisam convencer ninguém. A escolha aqui é: você prefere ter razão ou ser feliz? Quem está em contato com as próprias emoções geralmente escolhe o segundo caminho.

7) Você sabe falar sobre as suas emoções

Saber expressar sentimentos é importante, pois, se eles ficam guardados, certamente irão ressurgir mais tarde em forma de ataques e sentimentos ainda mais negativos ou confusos.

8) Você é honesto sobre o que você sente

Quando escolhemos enterrar os nossos sentimentos, podemos acabar nos fechando para nós mesmos e para os outros. Ao contrário, quando assumimos o que sentimos para nós mesmos e para os outros, a vida fica mais fácil.

9) Você pede desculpas

Saber assumir que erramos ou fracassamos e conseguir corrigir o rumo é importante para a segurança emocional. Quanto mais fazemos as pazes com os erros, mais seguimos em frente.

10) Você sabe pedir ajuda

Falar com profissionais sobre ansiedade, tristeza, raiva e outros sentimentos complicados pode ser bastante importante, pois ajuda a reformular pensamentos negativos e nos reposicionar diante dos problemas.

Fonte: Superinteressante

RELACIONADOS