Seguro de vida para médicos, tudo que você precisa saber!

Você médico, profissional de saúde, coloca a vida em primeiro lugar e, por isso, sabe da importância de ter um bom seguro de vida. No entanto, alguns aspectos sobre o funcionamento desse tipo de seguro só vêm à tona quando ocorre o sinistro (evento coberto que ocasiona o pagamento da indenização).

Segundo levantamento feito pela Previdência Social, no primeiro trimestre de 2016, foram mais de 24 mil afastamentos e, em média, 269 trabalhadores afastados por dia. As principais causas são dores nas costas, transtornos mentais e comportamentais. Em 2016, foram 160 mil licenças por dor nas costas e 75 mil por depressão. E os médicos estão entre os profissionais mais afetados por transtornos mentais e comportamentais.

No dia a dia, os médicos estão expostos a esses e outros problemas que podem acarretar em um afastamento temporário do trabalho. Um afastamento por invalidez ou doença grave pode prejudicar a sua rentabilidade e carreira, por isso é importante estar prevenido e se informar sobre todas as coberturas oferecidas. Confira algumas dúvidas frequentes dos beneficiários:

O que é seguro de vida?
O seguro de vida é um contrato para garantir proteção financeira aos seus familiares e pessoas que dependem de você no caso de sua falta. Pode ser utilizado também em caso de invalidez permanente ou doença grave.

É possível contratar um seguro de vida estando doente?
Sim, mas por se tratar de uma doença pré-existente, o valor do seguro pode ser tornar mais caro já que o risco do segurado é maior.

Quem pode ser beneficiário?
A escolha e a substituição dos beneficiários é de livre escolha do segurado.

E quando não houver a indicação de beneficiários pelo segurado?
Nesse casos, aplica-se o Artigo 792 do Código Civil, que estabelece que o valor do seguro será dividido em 50% para o cônjuge não separado judicialmente e os outros 50% aos herdeiros legais, obedecida a ordem da vocação hereditária. E, caso o segurado não tenha deixado cônjuge ou herdeiros, serão considerados beneficiários aqueles que provarem que o falecimento do segurado os privou de meios para garantir sua subsistência.

Há algum tipo de atualização do capital segurado e do prêmio ao longo da vigência do seguro?
Os seguros de pessoas com vigência superior a um ano contêm cláusula de atualização anual de valores, com base em um índice geral de preços estabelecido nas condições gerais. Assim, a cada ano, os valores dos prêmios e dos capitais segurados devem ser atualizados pela variação do índice pactuado.

O seguro faz parte da herança?
De acordo com o artigo 794 do Código Civil, o capital segurado para a cobertura de morte não faz parte da herança do segurado e nem está sujeito a dívidas deixadas por ele.

Você é medico e/ou membro do Sistema Unimed? Confira todas as vantagens do nosso seguro de vida.

Fonte: Seguros Unimed, Época Negócios, Jornal do Brasil, Saúde IG.

 

38963 banner medico vida 3 Seguro de vida para médicos, tudo que você precisa saber!

RELACIONADOS