Retração Gengival

A Retração Gengival é um problema muito comum apresentado no consultório. Os pacientes se queixam de dentes alongados, sensibilidade e da estética. Caracteriza-se pela exposição do cemento (tecido que recobre a raiz do dente) e diminuição do “tamanho” da gengiva.

As principais causas da retração são:

-Trauma por escovação: Escovar os dentes com muita força e o uso de escovas inadequadas (esgarçadas, com cerdas duras) agridem o tecido gengival e fazem com que a gengiva retraia, expondo o cemento.
-Doenças periodontais: Gengivite e acumulo de placa bacteriana podem causar a retração gengival.
-Idade avançada: Devido à perda óssea biológica (natural).
-Perda óssea: Ocasionada por movimentos ortodônticos inadequados.
-Maloclusão: Dentes mal posicionados não distribuem por completo a carga mastigatória (tocando alguns dente mais e outros menos) causando abfração (perda do esmalte dentário) e a retração gengival sucessivamente.
-Trauma na gengiva ocasionado pelo uso de piercing no lábio ou na língua.

A Retração gengival tem tratamento, podemos lançar mão de alguns procedimentos que amenizam ou corrigem a retração como:

-Enxerto: Cirurgia realizada na região afetada com intuito de cobrir a porção radicular exposta. Precisa haver indicação para realização deste procedimento (não serve para todos os casos)
-Técnica de escovação adequada, realizada na forma de varredura da raiz para a coroa do dente.
-Restauração: Visa proteger a região do cemento para evitar a sensibilidade excessiva. Procedimento visto como paliativo, quando não há possibilidade de enxerto.
-Tratamento Ortodôntico: Corrigir o posicionamento dos dentes e promover a oclusão ideal para evitar a progressão do problema.

Prevenção
A melhor forma de prevenir o problema é basicamente a escovação, com escova de cerdas macias e com uma boa técnica, e o uso do fio dental regularmente. Estes hábitos de higiene ajudam a evitar problemas periodontais e consequentemente a perda óssea que leva a retração.


Responsáveis técnicas:
Dra Ana Paula Lima – CROSP 101572
Dra Renata Peixinho – CROSP 97388

RELACIONADOS