Renovável, energia eólica é a que mais cresce no Brasil

O dia 6 de janeiro de 2015 representou um marco para o Brasil: a energia eólica alcançou a marca de 6 gigawatts de potência instalada e uma participação de 4,5% na matriz energética brasileira.

Pela primeira vez, o Brasil integra o ranking das dez nações mais atraentes do mundo para investimentos nesse setor, segundo a consultoria EY.

Atualmente, são 241 parques eólicos em 11 Estados brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

A potência instalada atual é responsável pela geração de 90 mil empregos mensalmente, além do abastecimento de 10 milhões de residências. Para o meio ambiente, o ganho também é considerável: são 5 milhões de toneladas de emissões de gás carbônico evitadas.

A presidente da ABEEólica, Elbia Silva Gannoum, avalia que até 2023 a matriz deve atingir 22,4 gigawatts de potência instalada, segundo as perspectivas do governo. “As previsões do setor indicam um crescimento ainda maior, que alcança 25,6 GW”. Notícia para comemorar.

Fonte: Eco Desenvolvimento (http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2015/janeiro/fonte-que-mais-cresce-no-brasil-eolica-ja-responde?tag=energia)

RELACIONADOS