Quer enriquecer? Oito investidores dão boas dicas

O site da revista EXAME listou as lições de grandes investidores para crescer. Eles lidaram com os altos e baixos do mercado financeiro e aprenderam a criar uma base de sustentação para qualquer investimento. Dê uma olhada, inspire-se e boa sorte!

1) Tenha um objetivo sustentável

Warren Buffet, megainvestidor americano, ensina a investir em negócios tradicionais ou consolidados que podem render com constância no futuro. Assim, o patrimônio não flutua ao sabor da economia.

2) Use os altos e baixos a seu favor

George Soros, investidor húngaro-americano, usa a agressividade como trunfo. Porém, acompanha de perto a economia, sempre pesquisando sobre possíveis reflexos em suas aplicações. Assim, consegue transferir recursos de uma aplicação para outra antes de se prejudicar.

3) Esteja à frente das recomendações

John Templeton, empresário e filantropo, sempre acreditou no poder de pensar por si mesmo, evitando seguir tendências. Conseguia, desse modo, garimpar investimentos não-convencionais e, portanto, com mais oportunidade de ganhos.

4) Saiba administrar os riscos

O investidor americano Benjamin Graham, professor de Buffet, ensina a não temer os riscos, mas sim a administrá-los. Defina um nível máximo de riscos e se mantenha nessa margem de segurança.

5) Diversifique na medida certa

O economista britânico John Keynes, pai da macroeconomia moderna, acreditava na diversificação inteligente, optando por produtos com comportamentos opostos. Dessa forma, evitava ficar refém da variação econômica.

6) Seja racional

Charles Munger, braço direito de Buffet, acredita que investir consiste em se preparar, ter paciência, disciplina e objetividade. Para ele, o estresse pode destruir fortunas.

7) Fique atento a taxas

O investidor americano John Clifton “Jack” Bogle defende a simplicidade nas aplicações para os investidores de perfil conservador e a redução de gastos com taxas, que costumam afetar rendimentos de aplicações passivas.

8) Seja discreto ao investir

O mexicano Carlos Slim, um dos homens mais ricos do mundo, não entra nunca em detalhes sobre seus investimentos, pois sabe que pode influenciar as pessoas, diminuindo seus ganhos. É como diz o ditado: a palavra é de prata, o silêncio é de ouro.

Fonte: EXAME (http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/8-licoes-de-grandes-investidores-para-enriquecer#1)

RELACIONADOS