Qual fruta comer? Use as cores de cada uma como guia, defende nutricionista - Blog da Seguros Unimed - Blog da Seguros Unimed

Qual fruta comer? Use as cores de cada uma como guia, defende nutricionista

Uma dieta colorida é capaz de garantir a ingestão de boas quantidades de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, diz Lígia Lopes, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul.

Mas não só. De acordo com ela, esse mix tem um poder maior de nos saciar e ajuda a controlar os excessos. Para facilitar, Lígia elaborou uma lista com cinco cores de frutas e suas respectivas funções e benefícios. Vale sempre dar uma olhada antes de ir à feira ou ao supermercado:

Frutas brancas, como banana, melão e fruta do conde: contêm flavonoides, que ajudam a reduzir o colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos de infecções. Também auxiliam no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

Frutas vermelhas, como morango, amora, tomate, melancia e cereja: os carotenoides atuam como provitamina A e são antioxidantes. Geram benefícios para o coração e a memória, previnem o câncer, o estresse e fortalecem os olhos e a pele. O licopeno presente no tomate ajuda na prevenção do câncer de próstata e mama.

Frutas laranja e amarelas, como melão-amarelo, mamão, manga e pêssego: contêm carotenoides e bi flavonoides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. São benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para diminuir a retenção hídrica, melhorar a circulação e reduzir a pressão arterial.

Frutas verdes, como kiwi, maçã-verde e uvas verdes: contêm betacaroteno, luteína, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação. Evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos, e têm ação cicatrizante e bactericida.

Frutas roxas, como figo, uva, jabuticaba e ameixa: contêm antocianina, um flavonoide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas. Também retardam o envelhecimento e preservam a memória.

Fonte: Divulgação

RELACIONADOS