QUAIS OS PASSOS PARA LIMPAR O MEU NOME?

Perder o controle das contas e acabar com o nome no SPC ou SERASA é algo que pode acontecer com qualquer pessoa. Entretanto, a pessoa que estiver passando por esse problema deve encarar as consequências e tentar quitar a dívida o mais rápido possível.

Para saber como deixar seu nome limpo, confira os cinco passos abaixo:

1. Descubra qual loja ou instituição colocou seu nome na lista de maus pagadores. SPC, SERASA e cartórios de protesto fornecem essa informação.

2. Não há outra forma: o seu nome só ficará limpo com a dívida paga. Tente negociar com o banco ou loja que você está devendo e liquide a dívida.

3. Guarde o comprovante de pagamento para confirmar que você quitou a dívida. Lembre-se de conferir se ele está com o valor correto que foi pago. Caso a quantia esteja atrelada a um cheque que você passou, pegue-o de volta. Se ele foi perdido, uma carta da companhia, informando que sua dívida foi paga, pode resolver o problema.

4. Em caso de ter ficado com o nome sujo por causa de cheque devolvido ou título protestado, vá até o banco e cartório e limpe seu nome. As instituições podem cobrar uma taxa pela operação.

5. Agora, basta conferir se seu nome saiu do SPC ou SERASA. Os bancos, lojas e cartórios são obrigados a tirar seu nome da lista de credores após o pagamento da dívida. O prazo é de até 5 dias úteis.

Sites úteis:
SPC: www.spcbrasil.org.br
SERASA: www.serasaexperian.com.br

RELACIONADOS