Protetor bucal: saiba como obter a melhor proteção para qualquer esporte

Protetor bucal, já ouviu falar? Ele ajuda a proteger os atletas de lesões durante a prática de esportes, principalmente os de contato. Você já deve ter visto em lutas de MMA e boxe, provavelmente, mas ele é recomendado também a praticantes de skate, patinação, mountain bike, hipismo, polo aquático, entre outras modalidades.

Cada atleta que pratica esportes de contato tem 10% de chance de sofrer acidentes dentais ou orais. De acordo com a Academia Americana de Odontologia Esportiva, caso isso ocorra, o uso do protetor bucal feito sob medida diminui em 80% o risco de trauma.

Os aparelhos personalizados também evitam problemas comuns àqueles vendidos prontos, em lojas de esporte, como a má adaptação e a dificuldade de falar, respirar e ânsias. O aspecto estético também deve ser levado em conta. Quando o protetor é feito sob medida, fica mais discreto na boca.

COMO FUNCIONA

O protetor bucal é usado na arcada superior, pois os dentes mais atingidos durante o esporte são os incisivos superiores. Caso o atleta use aparelho ortodôntico fixo, o protetor é colocado em ambas as arcadas, pois é maior a possibilidade de ferimentos. Ele é feito pelo dentista a partir de um molde da arcada dentária, por isso é extremamente confortável e oferece alta proteção.

VANTAGENS

  • Quando o protetor é personalizado, o atleta pode respirar pela boca, ingerir líquidos e falar sem retirá-lo. Além dos dentes, protege também os lábios, língua, bochechas e a região da articulação.
  • Ao utilizá-lo, o atleta se sente mais seguro, o que geralmente aumenta seu rendimento. O uso do protetor também evita possíveis desclassificações durante as competições caso haja sangramento.
  • A durabilidade do protetor bucal é de aproximadamente um ano, exceto nos períodos de troca dos dentes. Nesse caso, o monitoramento deve ser feito a cada quatro meses.

 

 
Fontes:

http://www.odontologiasobral.ufc.br/wp-content/uploads/2009/12/protetores.pdf

http://www.boxergs.com.br/dica10.htm

http://www.fpj.com.br/artigos/artigos.php?id=protetor_bucal_personalizado.htm

 

RELACIONADOS