Protetor bucal na prática esportiva

Os protetores bucais são equipamentos de proteção colocados sobre os dentes e frequentemente utilizados por crianças e adultos em esportes de contato ou mais radicais (futebol, boxe, MMA, hóquei, etc.). É geralmente indicado para os dentes superiores, mas se houver o uso de aparelho ortodôntico fixo ou prótese dentária na
arcada inferior, o dentista provavelmente irá sugerir o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Mas por que seu uso é tão importante?
Pois, sem o uso do protetor, diversos danos podem ser causados por estes esportes, como: fratura dos dentes, cortes nos lábios, fratura dos ossos da face e deslocamento da mandíbula.

Principais características dos protetores bucais
Um protetor bucal ideal deve ser: confortável, durável, não atrapalhar a respiração oufala e ser fácil de limpar.

Conheça os 3 tipos de protetores bucais

1- Protetores bucais comuns: são pré-fabricados e vêm prontos para usar. São baratos e podem ser comprados nas lojas de material esportivo. Muitas vezes, não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e a respiração.

2- Protetores moldáveis em água quente:
 são feitos de material plástico que se ajusta aos dentes quando imerso em água quente. Este tipo de protetor pode ser adquirido em lojas de produtos esportivos e são mais confortáveis, oferecendo melhor ajuste que os protetores comuns.

3- Protetores feitos sob medida:
são diferentes para cada pessoa e feitos pelo dentista sob medida para cada pessoa.  É um protetor um pouco mais caro, pois vai se encaixar perfeitamente nos dentes, dando maior conforto e proteção.

Durabilidade

Com a intensa utilização, o protetor pode apresentar furos, desgastes, se tornar frouxo e, com isso, pode machucar a boca e ter a proteção diminuída. Aconselha-se que adolescentes troquem seus protetores com certa frequência, pois estão em fase de crescimento, que causará interferência na adaptação e conforto com o passar do tempo.

Cuidados com o protetor de boca:
- Lavar o protetor de boca com água fria e sabão neutro ou enxaguar a boca antes e depois de cada utilização.
- Colocar o protetor de boca em um recipiente perfurado para armazenar ou transportar. Isto permite a circulação de ar e ajuda a evitar danos.
- Proteja o protetor de boca de altas temperaturas para minimizar a alteração da forma.
- Verifique o protetor, se você encontrar furos ou rasgos nele ou se fica solto ou causadesconforto, volte ao seu dentista.

Se você pratica ou pretende praticar um esporte que necessita o uso de protetor bucal, lembre-se de conversar com seu dentista para que ele lhe auxilie na escolha do protetor e tire todas as suas dúvidas sobre a eficácia de cada tipo na redução dos traumatismos.

Urgências Odontológicas
Os procedimentos de urgência são aqueles que necessitam de atendimento imediato e podem ser realizados em Pronto Socorro Odontológico (exemplos: hemorragia, dor intensa, recolocação de próteses, entre outros). Após esse atendimento, o paciente deve procurar o Clínico Geral para continuar o tratamento definitivo.

Responsáveis técnicas:
Dra Ursula Victoria – CRO 83316
Dra. Cristiane Hiromi Tamaki – CRO 60531
Dra. Renata Peixinho – CRO 97388

 

Aproveite e conheça o plano odontológico da Seguros Unimed: Banner Blog Rodape Protetor bucal na prática esportiva

RELACIONADOS