Saiba como programar a sua aposentadoria

Curtir a terceira idade com estabilidade financeira e tranquilidade é o sonho de muitas pessoas. E para aproveitar essa fase da vida com uma boa aposentadoria, é preciso se programar. Você já começou a pensar nisso? Confira algumas dicas para programar a sua aposentadoria!

- Defina seu objetivo: todo planejamento inicia a partir de um objetivo. E com a aposentadoria não é diferente. Primeiramente, defina aonde quer chegar e quando você pretende se aposentar. Assim que definir quando quer alcançar o seu objetivo, você terá uma motivação a mais para trabalhar de forma produtiva.

- Verifique com quais receitas poderá contar: a previdência social é um regime compulsório, ou seja, todo trabalhador precisa contribuir para este regime administrado pelo INSS. O valor pode variar conforme a contribuição feita no decorrer dos anos; e o início da aposentadoria depende da idade e tempo de contribuição. Por isso, é importante contar com outras fontes de renda como um plano de previdência.

- Calcule: faça estimativas do quanto você precisará para manter o seu padrão de vida, contando com despesas como moradia, alimentação, saúde e lazer. É importante ter em mente também os seus projetos de vida, como viagens por exemplo. Ao estimar esses gastos, fica mais fácil saber de quanto você precisará quando se aposentar.

- Revise o seu planejamento: de tempos em tempos, reavalie o seu planejamento financeiro e analise se você está alcançando as suas metas. Caso a resposta seja negativa, ajuste o seu plano.

- Comece o quanto antes: Quanto antes e mais você investir, maior será o valor recebido mensalmente, em sua aposentadoria. Por isso, o ideal é começar assim que possível. Mas se você ainda não começou, lembre-se: antes tarde do que nunca!

Agora que você sabe a importância de se preparar para a aposentadoria, conheça os planos de previdência da Seguros Unimed:

BannerSU 01 PREVIDENCIA pro simulador Saiba como programar a sua aposentadoria

RELACIONADOS