Pode cochilar sem peso na consciência. Pesquisadores alemães concluíram que 45 minutos de soneca melhoram a memória em até cinco vezes

A revista “Neurobiology of Learning and Memory” publicou um estudo conduzido por pesquisadores da Alemanha que mostra que descansar profundamente ajuda o cérebro a guardar informações recém-adquiridas.

Para o estudo, voluntários receberam uma lista com 90 palavras e 120 pares de substantivos desconexos como “leite” e “táxi”. Então, metade deles dormiu por 45 minutos enquanto a outra metade assistiu a um DVD. Ao final do período, quem dormiu se recordava mais das palavras do que quem ficou acordado.

A explicação científica é simples: durante o sono, o cérebro tem picos de atividade que ajudam a consolidar as informações recentes. É um processo tão impressionante que a memória de quem dormiu estava tão afiada que era como se tivessem acabado de ler as palavras do teste proposto pelos pesquisadores.

Portanto, da próxima vez que sentir um soninho, lembre-se que ele pode ser um grande aliado, em vez de pura preguiça.

Fonte: Terra (http://saude.terra.com.br/bem-estar/cochilo-curto-melhora-memoria-em-cinco-vezes-diz-estudo,85be63ca4e64c410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html)

RELACIONADOS