Planeje seu início de ano com as contas em dia

Passada a euforia de fim de ano e a chegada do décimo terceiro, quando nos empolgamos e compramos todos os presentes de Natal e a viagem no recesso, é hora de cair na realidade e programar os pagamentos. Se você tirou férias, ainda tem que amargar o salário reduzido no mês. Difícil, hein? Para que a situação não perca o controle, preparamos uma série de dicas fáceis para começar a seguir agora e acompanhar você ao longo do ano.

1. VEJA QUAIS CONTAS RECEBEM DESCONTO PARA PAGAMENTO À VISTA. Com isso, você reserva o dinheiro e ainda sobra para outros gastos. O IPVA pago em parcela única tem desconto de em média 10%. Já o IPTU pode chegar a 20% de desconto no pagamento à vista.
2. PARCELE APENAS SE NÃO PUDER PAGAR À VISTA. Assim você evita juros desnecessários e ainda pode salvar um pouco de dinheiro para um investimento. Muito melhor chegar no fim do ano com um rendimento extra, não acha?
3. PRIORIZE SUAS NECESSIDADES. As liquidações de janeiro são tentadoras, mas você precisa mesmo de tanta roupa nova? Se tiver filhos, o ideal seria pagar a matrícula e o material escolar com esse dinheiro. Se for solteiro, que tal se matricular na academia que você tanto planeja? Prioridades!
4. PESQUISE PREÇOS. Nessa época, é comum estarmos cheios de expectativas para o resto do ano. Veja o que precisa ser feito na sua casa, carro, quais cursos quer fazer, o que precisa comprar e compare os preços. Você sempre sai ganhando com um pouco de economia.
5. CRIE UM ORÇAMENTO FINANCEIRO. Anote mês a mês tudo que você ganha e tudo que gasta. Em alguns meses os valores variam, então o mais importante é manter o equilíbrio. Sobrou um pouco a mais? Não se prive de conhecer o restaurante da moda.

Com medidas simples, é possível se educar para criar um comportamento de gastos programados e eficaz. Se você começar agora e respeitar seu planejamento, vai conseguir chegar ao fim do ano realizado e melhor preparado para o próximo. Um excelente 2017!

RELACIONADOS