O que fazer com o seu 13º salário?

Todo funcionário registrado espera pelo 13º salário. Seja qual for o destino do dinheiro, ele é capaz de desafogar dívidas e permitir um começo de ano mais tranquilo. Mas nem todos – principalmente aqueles afogados em dívidas – têm a facilidade de usar essa renda extra da melhor forma possível.

Por isso, vale a pena seguir as dicas abaixo para aproveitar bem o dinheiro do décimo terceiro.

Primeiro as dívidas
Se você acumulou diversas despesas de cartões de crédito e cheques especiais, por exemplo, não há duvidas: sua prioridade é tentar começar o ano no zero. Ou, pelo menos, com grande parte das dívidas dizimadas.

Não crie novas despesas
Também é muito comum as pessoas se endividarem no último mês do ano. É importante tentar se conter nas épocas festivas e comprar apenas o que for estritamente necessário. Evite gastar muito em roupas e acessórios, pois os preços tendem a despencar em janeiro. Por isso, só adquira o que precisar usar no dia das festas.

Poupe
Se, em vez de faltar, sobrou um dinheirinho, aproveite para guardá-lo.

Invista!
Para quem não tem problemas com as contas, ou acabou de recuperar sua saúde financeira, aproveite para investir em um Plano de Previdência.
Para quem investe ou vai investir em previdência privada, via PGBL, chega a hora de aproveitar a dedução até o limite de 12% sobre a renda bruta anual tributável na base de calculo do IR, quem utiliza o modelo completo de declaração, ou seja, você contribui ou faz aportes no PGBL e tem o abatimento da base de calculo do IR no ano seguinte.

Veja um exemplo:

IMposto Renda 13 salario O que fazer com o seu 13º salário?

Você economiza na declaração de um lado e garante uma renda futura de outro.

 

Aproveite para conhecer os planos de previdência da Seguros Unimed:

uniprev v2 O que fazer com o seu 13º salário?

 

RELACIONADOS