O que é halitose?

A Halitose (mau hálito) é uma condição anormal dos odores exalados pela boca, bastante desagradável, originado por diversos fatores.
De acordo com a Abha (Associação Brasileira de Halitose), 50 milhões de pessoas sofrem com mau hálito no Brasil, ou seja, cerca de 24% da população.
Cerca de 75% dos casos de halitose (mau hálito) têm sua origem em um problema bucal.
Estudos clínicos e científicos mostram que gastrite não provoca mau hálito. Porém, fatores aliados a isso podem ser a porta de entrada para este problema.

Muitas são as causas deste mal, incluindo:

► Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental);
► Gengivite
► Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, alho ou cebola;
► Tabaco e produtos alcoólicos;
► Enfermidade bucal – gengivite e doença periodontal;
► Próteses totais – formação da placa e acúmulo de resíduos nas próteses, que precisam ser limpas diariamente;
► Amígdalas – as fendas (criptas) mais largas das amígdalas podem permitir que os resíduos se acumulem na área;
► Infecções do aparelho respiratório – garganta, seios [paranasais] e pulmões;
► Boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono);
► Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

A xerostomia (boca seca) é um sintoma relacionado à pouca ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares. Em geral, ela surge em pacientes que passam por quimioterapia, radioterapia ou que utilizam alguns medicamentos diminuidores do fluxo salivar (como anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, ansiolíticos e antidepressivos), pacientes com problemas renais e pacientes idosos, entre outros.
Como prevenir a halitose?

Evite alimentos que causam mau hálito e observe o seguinte:

► Escove bem duas vezes ao dia e use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas de alimento que se acumulam todos os dias. Escovar a língua também ajuda a diminuir o mau hálito.
► Remova a dentadura antes de dormir, limpando-a bem antes de recolocá-la de manhã.
► Visite seu dentista periodicamente para fazer uma revisão e uma limpeza de seus dentes.

Se o seu mau hálito persistir mesmo após uma boa escovação e o uso do fio dental, consulte seu dentista, pois isso pode ser a indicação da existência de um problema mais sério. Só o dentista poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito.

Tratamento do mau hálito
É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses e escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito.

A limpeza da língua é fundamental para manter o hálito fresco
A limpeza da língua é muito importante. Depois de escovar os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, vire a escova e coloque o limpador de língua, localizado no dorso da cabeça da escova, na parte posterior da língua, puxando-o para a frente. Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau hálito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua.

 

FONTE:

http://www.wwodontologia.com.br/noticia/o-que-e-halitose/

http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Popular-Topics/Bad-Breath/article/Halitosis.cvsp

http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Popular-Topics/Bad-Breath/article/Bad-Breath-and-Its-Relationship-to-Oral-and-Systemic-Diseases.cvsp

http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Popular-Topics/Bad-Breath/article/Keys-to-Controlling-Bad-Breath.cvsp

http://www.bhaz.com.br/iniciativa-chamada-de-sos-mau-halito-ajuda-alertar-pessoas-quem-sofrem-com-o-problema/

 

RELACIONADOS