O fumo e a saúde bucal - Blog da Seguros Unimed - Blog da Seguros Unimed

O fumo e a saúde bucal

Fumar é um hábito que prejudica a saúde em geral. O consumo regular do tabaco faz com que o fumante tenha mais chances de ficar doente do que o não fumante. O usuário absorve substâncias toxicas à saúde, capazes de levar à morte.
Na saúde bucal não é diferente. Há uma grande chance em desenvolver um câncer de boca, doença periodontal, cárie e perdas dentárias. Por isso, é necessário consultar um dentista para orientações.

 

Como o fumo afeta a saúde bucal?

A fumaça do cigarro pode aumentar a temperatura e causar o ressecamento da boca, diminuir a produção de saliva e até ajudar no acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Esse acúmulo provoca problemas gengivais e causa a perda óssea dos dentes.

O vício pode levar ao aumento do número de cáries. A nicotina altera e mancha os dentes, geralmente para um tom amarelado ou escurecido. Os dentes dos fumantes ficam impregnados de manchas que não saem com a escovação diária, sendo necessária a procura de um profissional para removê-las.

As papilas também são afetadas e causam a diminuição do paladar e da sensibilidade. O hábito também pode afetar a mucosa da boca e dificultar a cicatrização, tornando o fumante suscetível a infecções de vírus e fungos. Por isso, diversos sintomas podem aparecer na língua e nas superfícies da boca que, indicando a possibilidade de algum tipo de câncer bucal.

 

Como tratar as doenças bucais?

As doenças causadas pelo vício são graves. O mais indicado é não iniciar o hábito de fumar ou encerrá-lo o mais rápido possível. A interrupção do vício pode reduzir os efeitos negativos que o cigarro provoca sobre os tecidos periodontais. Portanto, para as pessoas que querem manter uma dentição saudável, o cigarro deve ser evitado. O clareamento dentário, sempre com orientação profissional, pode ajudar no problema estético. Entretanto, quanto maior o tempo em que o paciente foi fumante, mais difícil a reversão de cor.

Recorrer ao dentista para uma orientação correta sobre os procedimentos mais indicados para cada caso. O Profissional de saúde tem o importante papel no controle do fumo, para promoção de saúde e prevenção de danos.

 

Responsável Técnica:

Dra. Eliane Midori Tanaka – CRO SP: 56731

RELACIONADOS