Novembro Azul: mês de conscientização

Novembro Azul é uma ação que busca conscientizar sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata, que, se descoberto no início, tem 90% de chances de ser curado. O mês de novembro foi escolhido pois no dia 17 celebra-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, um momento para refletir e se informar sobre a doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, sete novos casos da doença surgem a cada hora, e o principal problema relacionado a este número elevado é a falta de prevenção. Muitos homens evitam consultar o urologista, o que impossibilita o diagnóstico precoce, essencial para a cura. Especialistas confirmam ser de extrema importância a realização dos exames que identificam o câncer de próstata, o PSA e o toque – este dura apenas 10 segundos. O indicado é realizá-los uma vez por ano a partir dos 50. Pessoas negras ou que tiveram familiares em primeiro grau com a doença devem iniciar os exames preventivos aos 45 anos, pois fazem parte de um grupo com maior propensão ao câncer.

Atualmente, quando identificado, é possível iniciar um tratamento específico a cada caso, o que aumentam as chances de cura. E os casos mais avançados, que antes eram aplicados tratamentos paliativos, já podem ser medicados para retardar a progressão do tumor, o que garante mais qualidade de vida ao paciente.

Fatores de risco:
- Idade (aproximadamente 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);
- Casos na família;
- Etnia (maior incidência entre negros);
- Alimentação inadequada (excesso de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos);
- Falta de atividade física;
- Obesidade.

Sintomas (só aparecem em casos avançados):
-Vontade de urinar com frequência;
-Dificuldade para urinar;
-Dor óssea;
-Insuficiência renal;
-Dores fortes no corpo.

Além desses cuidados para evitar o câncer de próstata, é importante lembrar que este também é um mês para falar da saúde do homem como um todo. Por isso, também é importante lembrar de alguns cuidados básicos que os homens devem ter com a sua saúde o ano todo, tais como: ter uma alimentação saudável, fazer exercícios regularmente, manter a vacinação em dia, evitar álcool e tabaco e se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: Seguros Unimed

RELACIONADOS