A melhora da sociabilidade das crianças com os cães

Sociabilidade com crianças imagem blog 3 A melhora da sociabilidade das crianças com os cães

A melhora da sociabilidade das crianças com os cães

Os cães são conhecidos por serem os melhores amigos dos homens, mas você sabia que essa relação pode ser benéfica desde criança? É bastante comum a adoção de um animal de estimação por uma família, mesmo com crianças pequenas, mas muitas vezes não se sabe como essa atitude pode ajudar o desenvolvimento da criança, em especial se o pet é um cachorro.

O cão, além de divertir e animar o ambiente, ainda ajuda na saúde e no desenvolvimento intelectual da criança, estimulando o raciocínio, na fala e na coordenação motora. Separamos alguns benefícios da relação entre o cão e a criança:

- Bom para o coração: Segundo a Associação Americana do Coração, ter um cão como animal de estimação, reduz consideravelmente o risco de ataque cardíaco, inclusive para as crianças, pois estimula a atividade física através de brincadeiras e caminhadas junto com o animal.

- Criação de sistema imunológico: a convivência entre cães e crianças fortalece o sistema imunológico infantil, reduzindo o risco de desenvolvimento de alergias e crises asmáticas, por conta do contato constante com o pelo do animal.

- Melhorias na leitura:  estudo realizado pela Universidade da Califórnia, crianças que convivem com cães melhoram consideravelmente suas habilidades na leitura – em cerca de 12%.

- Controla o déficit de atenção: manter uma rotina diária com os cães pode ser uma boa opção para controlar o transtorno infantil do déficit de atenção, pois a criança cria um vínculo especial com o seu pet.

- Melhora do desempenho escolar: viver com um cão envolve a necessidade de criar uma rotina diária (alimentar, dar banho, passear etc). Esta lista de tarefas favorece a concentração, bem como a noção de responsabilidade com as tarefas da escola.

E aí, já se convenceu a adotar um cãozinho? Aproveite essas dicas e crie um laço de amor  com seu animal que vai gerar frutos para o resto da vida de sua família.

Fonte: Web Cachorros

RELACIONADOS