10 livros que todo médico precisa ler

A formação em Medicina é longa e requer muito estudo, mas mesmo depois de formado, um médico precisa se manter atualizado e motivado. Há várias obras de ficção e não-ficção que tratam de temas médicos. Livros que proporcionam conhecimento, conscientização e motivação aos estudantes e profissionais da área.

Confira abaixo nossa lista de 10 livros essenciais para qualquer médico:

Mortais – Nós, a Medicina e o Que Realmente Importa no Final: ao apresentar uma pesquisa reveladora e histórias comoventes de pacientes e de sua própria família, o médico, cirurgião e autor americano Atul Gawande expõe suas próprias limitações. De maneira provocadora e honesta, o livro propõe uma reflexão sobre o caminho que a Medicina deve percorrer para que a morte possa ser encarada com sabedoria.

Por um fio - o médico Drauzio Varellla fala sobre sua experiência em Oncologia Clínica, abordando histórias reais. Ele analisa os efeitos da convivência com a dor diante da perspectiva da morte, no comportamento de pacientes e seus familiares. Durante 30 anos, ele clinicou diariamente com pacientes graves e esta experiência é transcrita para as páginas de forma sensível e cuidadosa.

O Imperador de Todos os Males - uma biografia do Câncer: livro que rendeu o Prêmio Pullitzer de 2011 ao cancerologista Siddhartha Murkhejee. A história é real e o médico faz uma narrativa profundamente humana da doença. Com uma linguagem acessível, descreve as etapas do processo de pesquisa da enfermidade, com suas promessas de vitórias e a decepção das recaídas. Também aborda tratamentos ostensivos como a mastectomia e a quimioterapia, além de enfocar a importância da prevenção.

Médicos de Homens e de Almas – este é um dos livros mais lidos pelos profissionais de Medicina. A autora Taylor Caldwell estudou durante anos a obra do evangelista São Lucas, protetor dos Médicos, para romancear sua trajetória com uma narrativa emocionante e repleta de detalhes históricos. Ao abordar as fraquezas do protagonista, ela mostra que o médico é uma pessoa como qualquer outra: ama, odeia, sofre, adoece, morre. E que todo médico precisa ter uma visão ampla para que possa tratar as pessoas e suas almas, como fez o apóstolo Lucas.

O Físico - best-seller do escritor americano Noah Gordon, que também fez sucesso no cinema. É o primeiro de uma trilogia, mesclando romance, sensualidade, aventura e fatos históricos, tendo como pano de fundo a Idade Média e as Cruzadas. Rob J. Cole é um jovem aprendiz de cirurgião-dentista no século XI. O livro acompanha sua peregrinação para estudar Medicina no tempo em que a dissecação de humanos era proibida pela Igreja Católica e as melhores escolas médicas ficavam no mundo árabe.

The Great Influenza – essa obra de John M. Barry conta os detalhes de uma das epidemias mais mortais da história da humanidade: a gripe espanhola. A doença, que surgiu no meio da Primeira Guerra Mundial, matou milhões de pessoas no início do século XX. O livro mostra, de forma categórica, como políticas públicas de saúde podem ser extremamente efetivas a curto e longo prazo.

A morte da medicina
– o título da obra tem relação com a desilusão que o autor sentiu ao entrar em contato com o infanticídio “em nome da ciência”. Neste livro de Hélio Angotti Neto, podemos ver o como a ciência pode ser, ao mesmo tempo, benéfica e destruidora.

Se Disney administrasse seu hospital - esta obra de Fred Lee nos leva a pensar no paciente como um consumidor. No livro, o autor aplica suas experiências em marketing na Disney ao ambiente hospitalar. Aplicar os métodos da Disney em clínicas e hospitais pode fazer com que os pacientes saiam muito mais satisfeitos com o atendimento prestado.

Em busca da humanização – Drauzio Vegas fala sobre a humanização em tempos de constante progresso científico e tecnológico. A obra relata a realidade de um médico em busca de humanização, em vários momentos de sua vida. A Medicina é usada como exemplo, mas a humanização deve estar presente em qualquer profissão .

Um Doutor Atendimento – a obra aborda uma nova maneira de exercer a Medicina, enfatizando que o profissional de saúde precisa estar disposto a servir, para conquistar efetivamente o sucesso profissional.

Aproveite essas dicas e boa leitura! :)

RELACIONADOS