Já sentiu aquela dorzinha quando bebeu algo gelado ou quente? Isso tem nome: sensibilidade dentinária!

O que é e o que provoca essa sensibilidade nos dentes?
A sensibilidade não é uma doença, mas uma condição que se desenvolve ao longo do tempo, devido a fatores comuns como a retração das gengivas, escovação inadequada, atrito e/ou mau posicionamento dos dentes. Esses fatores causam a exposição da dentina. A maioria das pessoas que apresentam esse problema tem entre 20 e 50 anos de idade.

Qual a causa dos dentes sensíveis?
A dentina é protegida pelo esmalte e possui pequenos canais (túbulos) que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos.
Comer alimentos ácidos, cítricos, doces ou beber líquidos quentes ou frios pode fazer com que esse fluido se movimente. O movimento deste fluido faz com que as terminações nervosas reajam, desencadeando uma pontada desconfortável ou uma dor curta e aguda.

dente Já sentiu aquela dorzinha quando bebeu algo gelado ou quente? Isso tem nome: sensibilidade dentinária!

 

Conheça mais alguns outros fatores que podem levar à sensibilidade dentinária:

Escovação com força excessiva
Hábitos de higiene oral, como escovação com muita frequência, muito agressiva ou com uma escova de cerdas duras podem eventualmente desgastar o esmalte dos dentes. Estes hábitos também podem causar a retração das gengivas, levando a uma maior exposição da dentina.

Doença da gengiva (Gengivite)
Quando o tecido da gengiva fica inflamado e sensível, em decorrência de gengivite (inflamação da gengiva), você pode ficar com as gengivas sensíveis e também sentir essa sensibilidade nos dentes, que ficam mais expostos na superfície da raiz.

Ranger dos dentes
Se você range os dentes enquanto dorme ou se aperta os dentes ao longo do dia, você pode estar desgastando o esmalte e expondo a camada de dentina do seu dente.

Retração Gengival
Uma retração gengival, causada por condições como doença periodontal, pode expor a dentina e causar sensibilidade. A escovação muito agressiva ou frequente também pode causar a retração das gengivas.
 

Apesar de poder surgir por diversas causas diferentes, fique tranquilo(a)!
Basta seguir um tratamento adequado para que a sensibilidade dentinária deixe de incomodar.
O principal meio de tratamento é a recomendação de cremes dentais não abrasivos ou, pelo menos, com um baixo nível de abrasão.
Caso o problema seja mais constante, seu periodontista poderá também prescrever um creme dental específico para sensibilidade, formulado para combater essa condição e ainda fornecer proteção extra contra as cáries.
Além disso, alguns outros tratamentos, como vernizes fluoretados, aplicação de laser ou até realização de restaurações, podem promover uma proteção extra.
 

Você sabia?
A Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças das gengivas e dos ossos de suporte aos dentes. Os dentistas desta especialidade realizam a prevenção e os tratamentos adequados para qualquer problema relacionado a essas duas partes fundamentais para a boa saúde dos dentes, como por exemplo, a remoção de tártaro e os cuidados necessários com as inflamações das gengivas.

Responsáveis técnicos:
Dra. Cristiane Hiromi Tamaki – CRO 60531
Dra. Luciana Ferreira Ramos – CRO 73307
Dra. Renata Peixinho – CRO 97388

Fontes:
Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP
www.colgate.com.br
www.oralb.com
www.sensodyne.com.br

 

Aproveite para conhecer o plano odontológico da Seguros Unimed: Banner Blog Rodape Já sentiu aquela dorzinha quando bebeu algo gelado ou quente? Isso tem nome: sensibilidade dentinária!

RELACIONADOS