Já ouviu falar em pliometria? Essa técnica pode ajudar quem curte correr longas distâncias

O nome é complicado, mas vale a pena saber o que é pliometria, principalmente se você adora treinos de resistência ou provas de longa distância.
Exercícios pliométricos nada mais são do que movimentos rápidos de explosão que combinam saltos, arrancadas súbitas e mudanças de direção repentinas. O resultado é sentido na velocidade e na potência muscular dos corredores ou adeptos de outras modalidades de resistência.

Além disso, os exercícios pliométricos tornam as fibras musculares mais fortes e flexíveis, o que pode ajudar os atletas a prevenir lesões e a aumentar a resistência. Outra vantagem é que, treinando o sprint, ele pode fazer a diferença no momento final de uma prova, justamente quando é exigido um esforço extra do atleta. As fibras musculares de contração rápida são fortalecidas e ajudam a imprimir ritmo forte perto da linha de chegada e até a correr mais rápido.

Vale a pena acrescentar algumas séries específicas em sua rotina de treino, não?
Saiba quais são as principais:


Salto com agachamento:

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, abaixe-se em direção aos calcanhares, sentando-se em um agachamento. Transfira o peso para frente, para os dedos dos pés e dê um salto, esticando as pernas. Pouse o mais suavemente possível, retornando à posição agachada. Repita os saltos seguidos de agachamento por 10 vezes, o mais rápido que conseguir, mantendo a postura controlada.


Salto na caixa:

De pé, em frente a uma caixa de 30 a 60 centímetros de altura, dobre os dois joelhos. Em seguida, dê um salto para frente, subindo na caixa com os dois pés ao mesmo tempo. Movimente os braços para ajudar no impulso. Pouse levemente os pés na caixa, aterrissando com os joelhos dobrados. Não salte dela para o chão. Isso é muito mais penoso para os ossos e as articulações do que saltar para cima da caixa. Limite-se a descer dela normalmente e trabalhe o exercício de forma gradual, saltando em caixas progressivamente mais altas.

 

Agora que você conhece os exercícios pliométricos, aproveite para descobrir o seguro Corredor Premiável da Seguros Unimed.
BannerSU 03 Já ouviu falar em pliometria? Essa técnica pode ajudar quem curte correr longas distâncias

 

Fonte: Go Outside

RELACIONADOS