Inclusão digital e reciclagem combinam. Conheça o projeto que ganhou até prêmio internacional

Fábrica Verde é o nome do projeto que impressionou a ONG Regions Climate Action, criada pelo ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Desenvolvido pela Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, o projeto conquistou a certificação Climate Actions Leader por reduzir a geração de lixo eletrônico e capacitar jovens para montar e recuperar computadores a partir de componentes descartados.

Assim que são recuperados, os computadores são doados para telecentros e para comunidades cariocas. Assim, geração de renda, reciclagem e informação são alcançadas em uma única iniciativa.

Apenas em 2014, o Fábrica Verde formou mais de mil pessoas. Em dois anos, o maior núcleo do projeto (são 14, ao todo), na Rocinha, formou 620 moradores da região e reaproveitou 660 computadores que iriam para o lixo.

Além de oferecer cursos a jovens, agora a iniciativa de inclusão digital deve alcançar a terceira idade. Outro objetivo de curto prazo é formar parcerias com empresas do ramo de telecomunicações e informática com o intuito de crescer e abrir portas para cada vez mais gente.

 

Fonte: Ecodesenvolvimento (http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/projeto-que-alia-inclusao-digital-e-reciclagem-de?tag=rrr)

RELACIONADOS