Como ter estabilidade financeira? Planeje suas finanças para garantir dias de sossego sempre

Muito mais do que manter seu orçamento em dia, ter estabilidade financeira significa construir um patrimônio, ter segurança e até mesmo realizar sonhos. Essa é uma posição que todos querem alcançar, mas alguns encontram dificuldades. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a conquistar a tão esperada estabilidade:

1- Planeje seu orçamento
O primeiro passo é entender e planejar seu orçamento, a quantidade que você ganha e quanto você gasta para se manter. Tenha na ponta do lápis todas essas informações, assim fica mais fácil perceber onde o dinheiro está sendo gasto de forma desnecessária e acabar com o desperdício.

2- Converse com a sua família
Às vezes, uma mudança no estilo de vida é preciso para que sobre mais dinheiro no fim do mês e isso pode significar cortes em atividades que envolvam seus familiares. Por isso, é importante que todos estejam informados e compreendam que é uma mudança necessária.

3- Organize suas dívidas
Dê prioridade às contas mais caras, de juros altos, como cartão de crédito e cheque especial, e também de serviços básicos, como água e luz. Organize o restante para ser pago ao longo do mês, mas sempre em dia.

4- Tente novas formas de rendimento
Pense em talentos à parte do seu trabalho tradicional que podem ser explorados. Talvez se tornem uma nova fonte de renda e até uma forma de ganhar uma nova profissão, fazendo o que se gosta. Produzir e vender algo, ou trabalhar como freelance em algum projeto.

5- Elimine supérfluos
Em épocas de crise, o mais importante é manter apenas gastos essenciais no seu orçamento. Planeje as compras, as saídas de lazer, e avalie o que pode ser mantido e o que talvez não faça tanta falta, como pagar TV a cabo.

Algumas dicas podem se adequar perfeitamente ao seu estilo de vida e ao de sua família. Tente colocar em prática as que conseguir e depois nos conte nas redes sociais.

RELACIONADOS