Escravo do celular? Você precisa parar com isso. Veja dicas práticas

Hoje em dia, o celular é tudo, menos um telefone. Basta desbloquear a tela inicial para um mundo se abrir. Facebook, WhatsApp, Tinder, Twitter… Eles nos divertem e nos ajudam no dia a dia, mas roubam um tempo precioso de sono, descanso, trabalho e até mesmo a atenção que deveríamos estar dando aos amigos, ao marido, às crianças.

Se você tem alguma dúvida de que o celular o escraviza, observe o que acontece quando fica sem bateria ou sem sinal. Você lida numa boa ou fica inquieto, como se faltasse algo?
Se respondeu sim à segunda pergunta, é bom ligar o sinal de alerta (não o do celular).
Veja como se livrar desse vício:

Silencie
Recrie voluntariamente aquele momento em que a bateria acabou e você foi obrigado a prestar atenção em outras coisas. Para isso, silencie o celular, colocando-o em modo avião ou escolhendo alertas realmente prioritários.

Sim ao correio de voz
A velha secretaria eletrônica, que existe em todo celular, pode recuperar o terreno perdido para o WhatsApp e afins. Pense que se não é urgente, não deixarão mensagem. Assim, você tem mais tempo para cuidar do que é importante em cada momento. Um aplicativo interessante é o Libon, que guarda as mensagens e permite configurar respostas em função de quem ligou. As notificações chegam por e-mail.

Experimente usar um smartwatch
Os relógios inteligentes permitem que você veja apenas as notificações urgentes, configurando o que chega ao pulso e o que pode ser visto mais tarde, no celular. Você é obrigado a ser mais eficiente na gestão de avisos quando usa um smartwatch.

Silencie grupos no WhatsApp
Caso você seja alvo constante de grupos que não o interessam ou o distraem em excesso, uma maneira educada de se livrar do problema é silenciar esses grupos. O próprio aplicativo permite que isso seja feito com facilidade.

Aposte em respostas prontas e em emojis
Usar emojis sabiamente é uma arte. Eles ajudam a economizar muito tempo. Usar um polegar para cima, por exemplo, finaliza uma conversa em questão de segundos. Você também pode criar mensagens e utilizá-las sempre, sem precisar digitar. Boas frases são “certo. Verei depois e responderei assim que possível” e “ótimo, muito obrigado”.

Fonte: El País Brasil

RELACIONADOS